Ouvindo...

Investida saudita em Vini Jr. partiu de tentativa de patrocínio à LOUD; entenda

Interesse no astro do Real Madrid começou por meio da organização de eSports da qual Vini é sócio; oferta pelo atacante é tida como a maior da história do esporte

Bruno ‘PlayHard’ e Vinícius Júnior, sócios da LOUD

A Arábia Saudita tentou se aproximar de Vinícius Júnior não apenas como jogador de futebol, mas também como empresário. De acordo com o jornal norte-americano The Athletic, o primeiro contato oficial do governo saudita com o atacante do Real Madrid aconteceu em 2023, por meio de uma proposta de patrocínio à LOUD, organização de eSports brasileira da qual Vini é sócio.

Fundada por Bruno “PlayHard”, Jean Ortega e Matthew Ho, a LOUD ganhou notoriedade internacional ao se tornar uma das marcas mais populares do cenário competitivo global. Em 2023, o trio recebeu Vinícius como sócio da organização, mas sem atuar diretamente como operador.

Ainda segundo o The Athletic, a proposta saudita apresentada em 2023 envolvia um patrocínio direto à LOUD, com o objetivo inicial de estreitar laços com Vini Jr. A iniciativa fazia parte de um plano de longo prazo conduzido pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, ligado ao Ministério do Esporte do país.

As conversas, contudo, acabaram não se concretizando. Por outro lado, a LOUD participará da Esports World Cup 2025, na Arábia Saudita, e é uma das organizações brasileiras selecionadas para o EWCF Club Partner Program. A iniciativa distribuirá até $ 1 milhão de dólares (cerca de R$5,68 milhões na cotação atual) para cada organização parceira.

Meses depois, as conversas evoluíram para uma tentativa explícita de levar o jogador para a Saudi Pro League (Campeonato Saudita). A reaproximação mais contundente ocorreu em março de 2024, durante uma reunião em Praga, na República Tcheca.

Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que representantes do PIF apresentaram a Vinícius Jr, que participou da videoconferência por alguns minutos, “o maior contrato da história do esporte”. No verão europeu, uma nova rodada de negociações aconteceu em Londres, incluindo encontros presenciais com os agentes do jogador.

Negociações se estenderam

Também nesse período, emissários sauditas fizeram contato direto com o Real Madrid pela primeira vez. A resposta do clube espanhol, no entanto, foi firme: ‘não há negociação, e o atacante tem uma cláusula de rescisão de 1 bilhão de euros, estabelecida na última renovação contratual, em 2022'.

Apesar disso, Vini Jr nunca fechou totalmente as portas para a possibilidade de se transferir ao Oriente Médio. A reportagem afirma que o jogador ficou tentado pela proposta, mas entendeu que ainda não era o momento certo para deixar a Europa, especialmente com o sonho de conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo.

Em outubro de 2024, ele terminou como segundo colocado na disputa da Bola de Ouro, perdendo para Rodri, do Manchester City. O jogador também foi influenciado pela conquista de mais um título da Liga dos Campeões, pelo bom momento com a camisa do Real e pela chegada de Kylian Mbappé, o que fortaleceu sua confiança no projeto esportivo do clube espanhol.

Situação indefinida

Ainda assim, a situação contratual de Vinícius segue indefinida de acordo com o The Athletic. Embora tenha vínculo até 2027, o atacante deseja uma nova extensão com salário e bônus condizentes ao seu protagonismo, o que colocaria seu vencimento próximo ao recorde alcançado por Cristiano Ronaldo em sua passagem pelo clube.

O Real chegou a apresentar uma proposta, mas o estafe do jogador considerou os valores aquém do esperado. Até agora, não houve um novo movimento por parte da diretoria merengue.

Enquanto isso, os sauditas mantêm o interesse e não escondem seus planos. Em janeiro deste ano, durante a disputa da Supercopa da Espanha em território saudita, o CEO da Saudi Pro League, Omar Mugharbel, falou publicamente sobre a ambição de contar com o brasileiro no país. O clube interessado seria o Al Ahli, que já conta com nomes como Roberto Firmino e Riyad Mahrez.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports