O árbitro mexicano Marco Ortiz Nava será suspenso por algum tempo de partidas internacionais, segundo decisão da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe).
O motivo é inusitado: ele pediu um autógrafo ao craque Lionel Messi após a vitória do time do jogador, o Inter Miami, sobre o Sporting KC, na quarta-feira (19), pela Concachampions. O jogo em Kansas City, nos Estados Unidos, terminou 1 a 0, gol do argentino.
“Navas abordou o jogador para pedir um autógrafo para um familiar com necessidades especiais. Isso não se alinha com o código de conduta da Concacaf. Ele reconheceu seu erro, pediu desculpas pelo incidente e aceitou a ação disciplinar que a Concacaf aplicou”, informou, em nota, a direção da confederação.
O comunicado não informa a punição, mas será uma suspensão por algumas partidas. Segundo a ESPN, Messi entregou sua camisa a Navas, autografada.
A Fifa e suas associações filiadas não permitem que profissionais da arbitragem peçam presentes a jogadores, treinadores ou qualquer membro de clubes.
Nava tem 36 anos e um currículo respeitável no México, com diversos jogos pela elite local, além de partidas pelo torneio continental e também das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
O jogo, pela primeira rodada da fase de grupos do torneio de clubes da Concacaf, chamou a atenção porque foi disputado com temperatura de -15ºC.