O Club Atlético Minero, do Peru, lançou o “Manto da União”, uma edição especial de uniforme dedicada ao Atlético Mineiro, do Brasil, e do Atlético Mineiro, do México.
O Minero surgiu na cidade de Casapalca, uma área de mineração na província de Huarochirí. Na sua fundação, em 1997, a principal inspiração foi refletir o esforço e o comprometimento dos trabalhadores das minas do município. A cor laranja dos uniformes tem origem diretamente lgada às cores dos uniformes dos mineradores.
Além do nome, as semelhanças entre o Atlético peruano e o Atlético Mineiro se estendem ao formato do escudo, além das iniciais “CAM”.
Desde a sua fundação, muitos jogadores atuaram pela equipe peruana, incluindo o goleiro Pedro Gallese e Germán Carty, renomado campeão da Copa Sul-Americana com o Cienciano.
O auge do clube foi na década de 2000, quando chegou à Segunda Divisão peruana em 2005. Dois anos depois, ele foi vice-campeão da competição e chegou à Primeira Divisão nacional.
Porém, a ascensão da equipe não durou muito. Com o passar dos anos, o time foi caindo de divisão até ficar sem nenhuma em 2015. No ano seguinte, o clube encerrou as atividades.
O clube foi refundado em janeiro de 2025 e a atual direção espera que, em 2026, a agremiação retorne ao futebol profissional.
Hoje, porém, o Atlético Mineiro é a principal inspiração da diretoria do clube peruano. O Minero busca alcançar o sucesso esportivo do
“Da logística e administração aos excelentes resultados esportivos, e até mesmo seus torcedores, o grande Galo, é uma combinação perfeita que todo clube deseja e almeja alcançar em sua vida esportiva. A paixão e o amor pelo belo jogo se refletem nos sorrisos, lágrimas e a felicidade de cada torcedor que os acompanha de todo o mundo. É verdadeiramente admirável e um excelente modelo institucional a ser seguido”, declarou Gabriel Carlos, presidente do clube peruano sobre o Atlético do Brasil.
Carlos garantiu ainda que entrará em contato com o clube brasileiro junto de uma equipe formada por mexicanos, argentinos e peruanos, para apresentar formalmente uma aliança que “fortaleza os laços de união esportiva e familiar”.
“Podemos nos ver como um irmão mais novo do Atlético Mineiro. Esperamos que nossa iniciativa seja bem recebida e estamos confiantes de que será, dados os altos padrões de caráter que caracterizam os dirigentes, jogadores e torcedores do clube”, concluiu Carlos.
Atualmente, o time masculino do Minero participa da Copa do Peru, que reúne 20 mil equipes participantes e oferece duas vagas na Segunda Divisão Nacional. Este ano, o time feminino conquistou o Campeonato Interdistrital, o Campeonato Provincial e a Segunda Divisão Feminina.
A camisa
A camisa é, em grande parte, preta, com detalhes em laranja na manga, na gola e com uma faixa central, em horizontal, onde fica o patrocinador máster, também alaranjada. Veja a imagem do anúncio:
Camisa do Club Atlético Minero, do Peru, em homenagem ao Atlético, do Brasil
O Club Atlético Minero planeja iniciar as vendas do uniforme em janeiro de 2026 e espera que a camisa chegue aos lares dos torcedores do Galo no Brasil.