Uma das forncedores esportivas mais tradicionais do mundo do esportes, a Le Coq Sportif passa por uma grave crise financeira na França. No entanto, a empresa que forneceu material esportivo para o Atlético entre 2019 e 2022, foi anunciada como patrocinadora do Rosario Central-ARG para 2025.
A Le Coq ‘quebrou’?
Os rumores sobre a situação financeira da empresa voltaram à tona após o anúncio do Rosario Central. A equipe argentina divulgou os novos uniformes há uma semana.
Airesis, empresa suíça dona de 75% da LeCoq, colocou a empresa em um regime de recuperação judicial em novembro de 2024. Com isso, a empresa está dentro do prazo de seis meses para buscar novos investidores e renegociar dívidas.
A LeCoq apresentou 57 milhões de euros em prejuízo (cerca de R$ 357 milhões). A fornecedora esportiva patrocinou o Comitê Olímpico e Paralímico na França durante os Jogos Olímpicos de Paris, no último ano.
A empresa recebeu empréstimos emergenciais em 2023 e em 2024 para manter a operação no país europeu. Há também uma dívida com a Federação Francesa de Rúgbi. A equipe já anunciou também o fim do patrocínio com dois clubes franceses: Nice e Troyès.
A Le Coq foi fundada em 1882 e esteve em uniformes históricos do futebol. A fornecedora francesa estampou dois títulos mundiais no futebol: Itália (1982) e Argentina (1986).
Operação fora da França
Segundo nota emitida pela ID Argentina, a operação longe da matriz europeia segue normalmente. Isso porque quem produz as peças são empresas licenciadas e terceirizadas pela marca. Assim, não há impacto direto em função do atual status da LeCoq.
A LeCoq é a fornecedora esportiva do Talleres-ARG, América de Cali-COL, Al Ahed FC e Homenetmen Beirut (Líbano), Stellenbosch FC e Soweto Stars FC (África do Sul). A empresa também fornece materiais para a Seleção Argentina de Vôlei, além do material olímpico dos ‘Hermanos’.
“A empresa se encontra em um processo preventivo de crise como medida de fortalecimento e reorganização iniciado em novembro de 2024. Isso ocorre exclusivamente na França.
Tanto as operações das subsidiárias na França, como as licenciadas ao redor do mundo, não se encontram afetadas por essa situação”, diz parte da nota.
Le Coq no Galo
No Atlético, forneceu material esportivo entre 2019 a 2022. O histórico ano de 2021, com títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro, foi com uniformes da marca francesa. O Galo encerrou o contrato para assinar com a alemã Adidas.