A partir das 14h (de Brasília) desta terça-feira (17), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) premiará jogadores, jogadoras, técnicos e técnicas do futebol mundial no The Best. A grande expectativa da cerimônia está na escolha pelo melhor do mundo, após polêmica na Bola de Ouro, da revista francesa France Football.
Dos 11 primeiros do Bola de Ouro, há três diferenças. O volante uruguaio Federico Valverde, do Real Madrid, o meia alemão Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen-ALE, e o atacante argentino Lionel Messi, do Inter Miami-EUA, estão entre os 11 melhores do mundo no The Best.
Wirtz, Lamine Yamal, Mbappé, Bellingham, Rodri, Vini Jr., Haaland, Messi, Carvajal, Valverde e Kroos disputam prêmio de melhor do mundo pela Fifa
Já na Bola de Ouro, o atacante argentino Lautaro Martínez, da Inter de Milão-ITA, o centroavante inglês Harry Kane, do Bayern de Munique-ALE, e o meia inglês Phil Foden, do Manchester City-ING, foram colocados entre os 11 melhores jogadores do mundo.
Em 2023, Messi venceu como melhor jogador do mundo. Erling Haaland, atacante norueguês do Manchester City, e Kylian Mbappé, atacante francês do Real e à época no Paris Saint-Germain, apareceram na sequência.
A premiação da Fifa este ano ocorrerá em Doha e um dia antes da final da Copa Intercontinental, também no Catar. Às 14h de quarta-feira (18), o Real enfrentará o Pachuca-MEX, no Estádio Lusail, em Lusail, pela decisão internacional.
A edição de 2024 do prêmio The Best será transmitido no site oficial (fifa.com) da entidade máxima do futebol e em seus canais de streaming.
Outros prêmios
A premiação da Fifa também terá outros dez momentos, com as seguintes premiações: melhor jogadora; melhor treinador ou treinadora no futebol feminino; melhor treinador no futebol masculino; melhor goleira; melhor goleiro; Seleção Feminina The Best; Seleção Masculina The Best; Prêmio Marta; Prêmio Puskás; e Prêmio Torcedor da Fifa.
A Fifa divulgou como são escolhidos cada premiado: “Todos os vencedores desses prêmios foram decididos por um sistema de votação que contemplou os votos de torcedores, dos atuais capitães e treinadores de todas as seleções nacionais femininas e masculinas e de representantes da mídia”.
“Além disso, este ano, pela primeira vez, os fãs também participaram da votação para na formação da Seleção Feminina The Best FIFA e da Seleção Masculina The Best FIFA. Para cada uma dessas duas seleções, os torcedores escolheram com base numa lista de 77 jogadores indicados e puderam escalá-los em formações táticas predefinidas. O resultado saiu com base nessa votação e na consulta de um painel de especialistas”, completou a Fifa.