Ouvindo...

The Best: Vini Jr., Rodri e mais disputam prêmio de melhor do mundo após Bola de Ouro

Premiação da Fifa será realizada às 14h (de Brasília) desta terça-feira (17), em Doha, no Catar

Estatueta do Fifa The Best, que premia os melhores jogadores do mundo

A partir das 14h (de Brasília) desta terça-feira (17), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) premiará jogadores, jogadoras, técnicos e técnicas do futebol mundial no The Best. A grande expectativa da cerimônia está na escolha pelo melhor do mundo, após polêmica na Bola de Ouro, da revista francesa France Football.

Na ocasião, em 28 de outubro, o volante Rodri, do Manchester City-ING e da Seleção Espanhola, venceu o prêmio de melhor do mundo, seguido por Vinícius Júnior, ponta-esquerda do Real Madrid-ESP e da Seleção Brasileira. À época, houve questionamento por conta da vitória de Rodri sobre Vini Jr.

Dos 11 primeiros do Bola de Ouro, há três diferenças. O volante uruguaio Federico Valverde, do Real Madrid, o meia alemão Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen-ALE, e o atacante argentino Lionel Messi, do Inter Miami-EUA, estão entre os 11 melhores do mundo no The Best.

Wirtz, Lamine Yamal, Mbappé, Bellingham, Rodri, Vini Jr., Haaland, Messi, Carvajal, Valverde e Kroos disputam prêmio de melhor do mundo pela Fifa

Já na Bola de Ouro, o atacante argentino Lautaro Martínez, da Inter de Milão-ITA, o centroavante inglês Harry Kane, do Bayern de Munique-ALE, e o meia inglês Phil Foden, do Manchester City-ING, foram colocados entre os 11 melhores jogadores do mundo.

Em 2023, Messi venceu como melhor jogador do mundo. Erling Haaland, atacante norueguês do Manchester City, e Kylian Mbappé, atacante francês do Real e à época no Paris Saint-Germain, apareceram na sequência.

A premiação da Fifa este ano ocorrerá em Doha e um dia antes da final da Copa Intercontinental, também no Catar. Às 14h de quarta-feira (18), o Real enfrentará o Pachuca-MEX, no Estádio Lusail, em Lusail, pela decisão internacional.

Leia também

A edição de 2024 do prêmio The Best será transmitido no site oficial (fifa.com) da entidade máxima do futebol e em seus canais de streaming.

Outros prêmios

A premiação da Fifa também terá outros dez momentos, com as seguintes premiações: melhor jogadora; melhor treinador ou treinadora no futebol feminino; melhor treinador no futebol masculino; melhor goleira; melhor goleiro; Seleção Feminina The Best; Seleção Masculina The Best; Prêmio Marta; Prêmio Puskás; e Prêmio Torcedor da Fifa.

A Fifa divulgou como são escolhidos cada premiado: “Todos os vencedores desses prêmios foram decididos por um sistema de votação que contemplou os votos de torcedores, dos atuais capitães e treinadores de todas as seleções nacionais femininas e masculinas e de representantes da mídia”.

“Além disso, este ano, pela primeira vez, os fãs também participaram da votação para na formação da Seleção Feminina The Best FIFA e da Seleção Masculina The Best FIFA. Para cada uma dessas duas seleções, os torcedores escolheram com base numa lista de 77 jogadores indicados e puderam escalá-los em formações táticas predefinidas. O resultado saiu com base nessa votação e na consulta de um painel de especialistas”, completou a Fifa.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.