Ouvindo...

Decisivo para Turquia, joia do Real Madrid tem ex-Cruzeiro como ídolo

Arda Güler marcou um dos gols na vitória da Turquia sobre a Geórgia em jogo pela Eurocopa

Arda Güler, em primeiro plano, comemora vitória da Turquia

A Turquia venceu a Geórgia por 3 a 1 na estreia da Eurocopa 2024 nesta terça-feira (18), no Signal Iduna Park, em Dortmund, na Alemanha. Arda Güler, meio-campista de 19 anos, marcou o gol que deixou o placar em 2 a 1 para os turcos. O atleta tem Alex, ex-Cruzeiro, como um dos grandes ídolos no futebol.

O jogador tem 19 anos e se destacou pelo Fenerbahçe-TUR, clube no qual Alex é ídolo. Na equipe turca foram nove gols e 12 assistências em 51 jogos.

O desempenho chamou atenção do Real Madrid. A equipe espanhola desembolsou 20 milhões de euros pela contratação à época.

Güler teve uma temporada complicada no clube espanhol. Ele integrou o elenco principal na temporada 2023/2024, mas sofreu com lesões. Ainda sim, se recuperou no fim da temporada e realizou 12 jogos com seis gols.

Relação com Alex

Güler é produto das categorias de base do Fenerbahçe e nunca escondeu a admiração por Alex. O jogador já compartilhou registros ao lado do brasileiro. Uma das publicações de Güler no Instagram é um vídeo de Alex.

Arda Güler com poster de Alex no quarto quando criança

Alex defendeu o Fenerbahçe de 2004 a 2013. No total, foram 346 jogos com 171 gols. O brasileiro se tornou um dos maiores ídolos da história do clube turco. A idolatria é tamanha que Alex tem uma estátua perto do estádio da equipe.

Reviravolta de Alex no Cruzeiro

Dispensado em 2002 pelo técnico Marco Aurélio, Alex voltou a jogar pelo Cruzeiro no ano seguinte por influência de Vanderlei Luxemburgo. À época, o treinador ligou para o meia e o convenceu a ficar na capital mineira.

“Em 2003, acho que ele estava mais ‘puto’ com o Cruzeiro do que com a Copa do Mundo, porque ele era do Cruzeiro antes. Ele tinha contrato e o dispensaram. O Alex não queria pisar mais em Belo Horizonte. Aí o Vanderlei entrou no circuito, nenhum torcedor queria o Alex. A diretoria não queria o Alex”, complementou.

Ainda conforme Leandro, Luxemburgo fez Alex mudar de ideia ao projetar que a equipe jogaria em função do camisa 10.

“O Vanderlei falou: ‘se ele não jogar, eu pago com o meu salário’. O Vanderlei chamou nutricionista e preparador físico. No treino, ele [Alex] fazia aquilo milhares de vezes. O primeiro jogo do campeonato era contra o São Caetano e o Silvio Luiz era alto pra caramba. O Alex cavou nele numa diagonal”, expressou.

Números de Alex em 2003

Principal nome do Cruzeiro em 2003, Alex marcou 39 gols e contribuiu com 39 assistências na temporada. Além disso, participou de 63 dos 73 jogos do clube naquele ano.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.