Ouvindo...

Eleito novo presidente do Boca Juniors, Riquelme é ovacionado por torcedores

Ídolo do clube superou Andrés Ibarra nas eleições, com 46,4 mil votos; Jorge Ameal será o vice-presidente

Atual vice-presisdente do Boca, Riquelme avaliou Inter, Flu e Palmeiras

O Boca Juniors tem um novo presidente: Juan Román Riquelme. Nome histórico do futebol argentino e ídolo do clube, o ex-jogador venceu Andrés Ibarra nas eleições, com 46,4 mil votos. Os números representam um percentual de 68% dos votos. Nas urnas, foram 30.318 a favor do astro, contra 15.949 para Ibarra.

Riquelme assumirá o mandato até o fim de 2027. Em seu último cargo, o tricampeão da Libertadores foi vice de futebol de Jorge Ameal, que fez parte da chapa e, agora, atuará como vice. Por outro lado, Andrés Ibarra estava ao lado de Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina e do Boca Juniors.

O pleito se destacou como o maior do futebol argentino e o segundo maior do mundo. Somente a eleição de Sandro Rosell, em 2010, no Barcelona, supera os números: foram 57 mil votos.

Polêmicas

Antes da definição final, o período eleitoral foi recheado de polêmicas, onde os dois lados trocaram acusações. Marcado para o dia 3 de dezembro, o pleito foi suspenso pela Justiça. A decisão foi tomada após a oposição denunciar 13,3 mil sócios com direito a voto em situação irregular.

Mesmo com o sinal positivo para que a eleição pudesse ocorrer, os suspeitos ainda serão investigados e precisaram votar em urnas separadas. A justiça seguirá no caso, que pode ter reviravoltas, mesmo com a vitória de Riquelme.

Riquelme e Boca Juniors

Em duas passagens pelo Boca Juniors, Riquelme marcou 92 gols em 381 partidas. No clube argentino, o ex-jogador conquistou onze títulos. Campeonato Argentino (1998 Apertura, 1999 Clausura, 2000 Apertura, 2008 Apertura e 2011 Apertura), Copa Libertadores (2000, 2001e 2007), Copa Intercontinental (2000), Recopa Sul-Americana (2008) e Copa Argentina (2011-12).

Antiga gestão

No último ciclo, que se iniciou em 2019, o Boca Juniors presidido por Jorge Ameal chegou ao vice-campeonato da Libertadores nesta temporada. No entanto, no primeiro ano de Riquelme, a equipe disputará a Copa Sul-Americana, por não ter se classificado para a principal competição internacional do continente.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.