O icônico estádio San Siro, em Milão, na Itália, está prestes a ser vendido para
A decisão foi tomada após votação acirrada na Câmara Municipal de Milão. Foram 24 votos a favor da negociação, 20 contrários e duas abstenções.
Segundo a Gazzetta, apesar de a venda não estar sacramentada, espera-se que o desfecho seja em breve.
A negociação prevê a venda do estádio e áreas adjacentes para os clubes, que poderão iniciar a demolição e a construção de uma nova praça esportiva nos próximos meses.
A publicação do jornal italiano aponta que o preço pelo qual o San Siro será vendido foi baseado na avaliação da Agência da Receita italiana. O valor ainda sofreu um desconto, prometido pela Prefeitura de Milão, de 22 milhões de euros (R$ 137,3 milhões).
Próximos passos
Adiante, o jornal aponta os próximos passos da negociação de Milan e Internazionale pelo San Siro. A venda deve ser concretizada até o dia 10 de novembro deste ano, prazo final para a escritura de venda do estádio.
Os próximos 40 dias serão importantes para os clubes obterem os avais bancários e concluírem a transferência de propriedade do estádio.
Dois escritórios de arquitetura escolhidos por Inter e Milan devem, nos próximos 12 meses, desenvolver e concluir os projetos do novo San Siro.
O novo estádio deve ser construído no estacionamento da atual praça esportiva. As obras têm previsão de início para o primeiro semestre de 2027 e devem durar até 2031.
San Siro, palco do futebol italiano
Inaugurado no dia 19 de setembro de 1926, o estádio tem capacidade para abrigar mais de 80 mil torcedores.
O San Siro já recebeu duas Copas do Mundo, em 1934 e 1990, e sediou quatro finais da Liga dos Campeões da Uefa (1965, 1970, 2001 e 2016).
Inter e Milan celebram aprovação
A Internazionale e o Milan divulgaram nota oficial, nesta terça-feira, e celebraram a aprovação da negociação por parte da Câmara Municipal de Milão.
“O AC Milan e o FC Internazionale Milano estão satisfeitos com a aprovação da Câmara Municipal da venda do San Siro e seus arredores: um passo histórico e decisivo para o futuro dos Clubes e da Cidade.
Aguardando a confirmação oficial da decisão do Conselho pelo Governo da Cidade, os Clubes olham com confiança e responsabilidade para os próximos passos do processo que levará à criação de um novo estádio que atenderá aos mais altos padrões internacionais - uma instalação de classe mundial destinada a se tornar um novo ícone arquitetônico para Milão e um símbolo da paixão dos fãs de futebol ao redor do mundo.”