Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Entenda por que a Fifa chama o ‘mini’ Mundial de Clubes de Copa Intercontinental

Novo formato anual de um torneio entre clubes das seis confederações continentais é batizada para se diferenciar do Super Mundial a cada quatro anos

Fifa deu mais detalhes do Mundial de Clubes de 2025

O Conselho da Fifa aprovou neste domingo (17) o formato do novo Mundial de Clubes anual, mas que a direção da federação internacional batizou de Copa Intercontinental. Reunirá anualmente os seis campeões continentais, inclusive nos anos em que ocorrer o Super Mundial de Clubes, que será quadrienal e terá 32 participantes, com a primeira edição em 2025, nos Estados Unidos.

Mas por que a Fifa batizou esse ‘mini’ Mundial de Copa Intercontinental? Por questões comerciais.

O Mundial de Clubes da Fifa, com esse nome, será o turbinado, com 32 times que se jogará a cada quatro anos. Começa em 2025, e continua em 2029, 2033, sempre no ano anterior à Copa do Mundo de seleções. A Fifa venderá os pacotes comerciais e de direitos de transmissão do Mundial quadrienal usando essa nomenclatura e a expectativa é que para 2025 a receita seja de 2 bilhões de euros (R$ 10,7 bilhões).

Mas para não criar um hiato no confronto internacional entre clubes, a Fifa decidiu por esse ‘mini’ Mundial, com seis participantes. Só que não poderia chamá-lo de Mundial de Clubes, já que é uma competição distinta daquela com 32 times. Isso traria problemas na hora de vender cotas a patrocinadores e empresas de comunicação, já que os valores praticados serão bem diferentes. Por isso, os interessados em serem parceiros da Fifa comprarão o Super Mundial e a Intercontinental. Podem até fazer um pacote, mas serão dois produtos diferentes.

Copa Intercontinental é o mesmo nome do confronto entre o campeões europeu e sul-americano, que durou de 1960 a 2004, primeiro em jogos de ida e volta nos dois continentes, e a partir de 1980 com confronto único no Japão, patrocinado por uma montadora de carros e pela Federação Japonesa. Em 2017, a Fifa, após pedido da Conmebol, reconheceu todos os vencedores deste Intercontinental como campeões mundiais.

Formatos

O Super Mundial terá 32 participantes, classificados por critérios técnicos. Os campeões continentais das quatro últimas edições de cada torneio estarão presentes, mais alguns times por meio de um ranking elaborado com resultados dentro desses campeonatos. Na América do Sul, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos com os títulos, respectivamente, das Libertadores de 2021, 2022 e 2023.

Os concorrentes serão divididos em oito grupos de quatro, com os dois melhores de cada chave avançado às oitavas de final. A partir daí serão confrontos eliminatórios até a final, em formato igual ao da Copa do Mundo masculina até a edição do Catar, em 2022. A primeira edição do Super Mundial será jogada de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

O Intercontinental terá seis participantes e os europeus estarão direto na final. Por quê? Foi a maneira encontrada pela direção da Fifa de convencê-los a manter uma disputa anual de clubes.

Anualmente, o campeão da Libertadores cruzará com o vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf (Confederação das Américas do Norte Central), em dezembro.

Os jogos serão na casa de um dos times, alternando um ano em cada continente. O mesmo ocorrerá entre asiáticos, africanos e o melhor time da Oceania, que se enfrentarão em mata-mata para definir quem pega o ganhador de Conmebol x Concacaf em uma semifinal única.

A ‘semi’ e a final contra o campeão da Liga dos Campeões da Europa será em campo neutro, a ser definido pela Fifa.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.