Ouvindo...

Veja a marca que Messi deve bater contra o Brasil pelas Eliminatórias

Se entrar em campo frente Uruguai e Brasil, agora em novembro, atacante se tornará o jogador das Américas com mais partidas por uma Seleção

A atual campeã mundial Argentina vai enfrentar Uruguai e Brasil pelas Eliminatórias para a Copa de 2026 agora em novembro. O técnico Lionel Scaloni ainda não divulgou os convocados, mas Lionel Messi deve estar presente. E pode bater uma marca histórica se entrar em campo contra os rivais.

Messi, de 36 anos, tem 178 jogos pela Seleção Argentina neste momento. Com mais dois, atinge 180 e ultrapassa o mexicano Andrés Guardado, que atuou pelo México em 179 confrontos e, em maio de 2023, anunciou que se aposentava do time nacional.

Com isso, o eleito oito vezes o melhor do mundo e atualmente jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos, se tornaria o atleta das Américas com mais partidas por uma Seleção.

Os dados são os oficiais da Fifa, que os compila em um documento chamado “Clube dos Cem da Fifa”. A entidade enumera todos os atletas que estiveram em 100 ou mais jogos por suas equipes nacionais principais.

Messi e mais dez

O camisa 10 estreou pelo time principal da Argentina no dia 17 de agosto de 2005, em um amistoso contra a Hungria. Pouco mais de um ano antes, ele foi chamado para um amistoso contra o Paraguai, pelo Sub-20, para evitar que a Espanha, onde jogava pelo Barcelona, o convocasse primeiro. A Fifa não contabiliza esse confronto.

Contra os húngaros, Messi entrou no segundo tempo, atuou menos de um minuto e foi expulso após acertar o braço em um adversário quando tentou proteger a bola. O técnico era José Pekerman, que claro não se importou com isso, afinal tinha um craque nas mãos. Messi foi convocado no ano seguinte, 2006, na Alemanha, para a primeira de suas cinco Copas do Mundo.

Cristiano Ronaldo vence Messi

Na conta da Fifa, o atacante Cristiano Ronaldo, grande rival de Messi nos últimos anos, é o jogador que mais vezes vestiu a camisa de uma Seleção. Ainda em atividade aos 38 anos, ele atuou por Portugal em 203 confrontos.

O atleta com mais partidas pelo Brasil é Cafu, capitão do Penta em 2002, que vestiu a amarelinha (ou a azul) em 142 oportunidades, entre 1990 e 2006. Neymar é o seguinte, com 128. Machucado, o atacante brasileiro não enfrentará a Argentina em novembro.

Eliminatórias

A Argentina enfrenta o Uruguai no dia 16 de novembro, às 21h (de Brasília) em La Bombonera, em Buenos Aires, pela 5ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No dia 21, às 21h30 (de Brasília), o confronto será contra o Brasil, no Maracanã, no Rio, pela 6ª rodada.

Os brasileiros, no dia 16, às 21h (de Brasília), encaram a Colômbia, em Barranquilla. O técnico Fernando Diniz já convocou 23 jogadores, com novidades como Endrick (Palmeiras), João Pedro (Brighton) e Pepê (Porto). A Argentina lidera as Eliminatórias, com 12 pontos em quatro partidas, com Uruguai e Brasil na sequência, com sete pontos cada.

Os dez jogadores com mais partidas por Seleções
  • Cristiano Ronaldo (Portugal) - 203

  • Bader Al-Mutawa (Kuwait) - 196

  • Soh Chin Aun (Malásia) - 195

  • Ahmed Hassan (Egito) - 184

  • Ahmed Mubarak (Omã) - 183

  • Sérgio Ramos (Espanha) - 180

  • Andrés Guardado (México) - 179

  • Mohamed Al-Deayea (Arábia Saudita) - 178

  • Lionel Messi (Argentina) - 178

  • Cláudio Suarez (México) - 177

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais