O momento ruim da Seleção Boliviana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 culminou na demissão de Gustavo Costas, técnico argentino, de 60 anos. Nas quatro primeiras rodadas, a equipe perdeu todos os embates. Diante da situação, o brasileiro Antônio Carlos Zago é um dos favoritos ao posto, conforme noticiado pela imprensa boliviana.
Cerca de 14 meses após a sua estreia, Costas revelou, nesta terça-feira (24), que entrou em acordo com a Federação Boliviana de Futebol (FBF) para entregar o cargo. “Obrigado por tudo ao grandioso povo boliviano, foi uma experiência linda, apesar de os resultados não terem acontecido. Sucesso a todos, levo vocês no fundo do meu coração”, escreveu nas redes sociais.
Na segunda-feira (23), a decisão já tinha sido tomada. Antônio Carlos Zago, possível substituto, estava no Coritiba, mas foi demitido em junho deste ano. Além disso, o brasileiro foi o comandante do Bolívar em 2022, quando a equipe venceu o Campeonato Boliviano.
Caso o acerto não se confirme, o boliviano Mauricio Soria, técnico do Guabirá, da Bolívia, pode ser outra opção. Aos 57 anos, Soria acumula passagens pela Seleção Boliviana nos anos de 2017 e 2018.
Situação da Bolívia
Com o retrospecto totalmente negativo, a Seleção Boliviana ainda não somou pontos e é a lanterna das Eliminatórias. Na próxima parada para a Data Fifa, a equipe enfrentará o Peru, no dia 16 de novembro, e o Uruguai, no dia 21 do mesmo mês.