Ouvindo...

Federação Espanhola pede desculpas por ação de presidente afastado

Pedido de perdão foi direcionado ao futebol mundial, às instituições futebolísticas e aos atletas

Rubiales foi suspenso ao beijar jogadora

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por meio do presidente interino Pedro Rocha, pediu desculpas pelas ações de Luis Rubiales, dirigente afastado que beijou a jogadora Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina.

O pedido de perdão foi direcionado ao futebol mundial, às instituições futebolísticas (FIFA, UEFA e FN) e aos atletas, principalmente as das Seleções Espanhola e Inglesa, que protagonizaram a final do Mundial Feminino.

O comunicado tem em vista as ações de Luis Rubiales, presidente da RFEF que foi afastado após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante a premiação da Copa do Mundo Feminina. Ele afirmou que a ação foi consensual, o que foi negado por Hermoso. Além disso, ele culpou o feminismo pelo ódio que estaria sofrendo. A mãe do dirigente chegou a fazer greve de fome por justiça pelo filho.

Leia mais sobre o caso:

Leia a carta na íntegra:

“A Real Federação Espanhola de Futebol, através do seu Presidente, Sr. Pedro Rocha considera fundamental solicitar as mais sinceras desculpas ao futebol mundial como um todo, às instituições futebolísticas (FIFA, UEFA, FN), aos jogadores de futebol, especialmente aos jogadores da Seleção Espanhola de Futebol e da Seleção Inglesa de Futebol. agentes envolvidos no futebol e dos torcedores de todo o mundo, pelo comportamento totalmente inaceitável do seu mais alto representante institucional durante a final e nos momentos subsequentes, que não responde em nada aos valores da sociedade como um todo Espanha, sua instituições, os seus representantes, os seus atletas e os dirigentes do esporte espanhol.

A sociedade espanhola é um exemplo de tolerância e civilidade, em todas as esferas sociais e políticas, e tem sido um exemplo de comportamento desportivo e de decoro, como tem demonstrado durante décadas em todos os eventos desportivos em que participou; e que a nobreza e o prestígio internacional da nossa sociedade e do nosso esporte foram prejudicados nos últimos dias pela atuação de Luis M. Rubiales.

Os danos causados ao futebol espanhol, ao esporte espanhol, à sociedade espanhola e aos valores do futebol e do desporto como um todo foram enormes. A RFEF quer transmitir à sociedade como um todo e ao futebol mundial como um todo o seu mais profundo pesar pelo que aconteceu que manchou a nossa equipa, o nosso futebol e a nossa sociedade. Lamentamos profundamente os danos causados e por esta razão, devemos pedir a esta RFEF as mais sinceras desculpas e adquirir o compromisso firme e absoluto de que eventos como estes nunca mais poderão acontecer.

Tanto os órgãos dirigentes do mundo do futebol - FIFA -, como os órgãos responsáveis pelo desporto a nível estadual - Conselho Superior de Deportes (CSD) e Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) - adotaram imediatamente as medidas correspondentes, abrindo imediatamente processos disciplinares contra D. Luis Rubiales e que implica, em caso de decisão da FIFA, a suspensão imediata das suas funções como presidente da RFEF. A RFEF está a prestar todo o apoio documental e administrativo necessário a ambos os órgãos disciplinares para que haja uma resolução definitiva o mais rapidamente possível que permita a reparação dos danos causados.

Ganhar a Copa do Mundo foi um dos momentos de maior orgulho da história da Federação Espanhola e um dos momentos mais importantes do esporte espanhol, o futebol feminino, sem dúvida. As ações do senhor Rubiales, tanto naquele momento como nas horas seguintes, não são aceitáveis em nenhuma circunstância e por esta razão a RFEF retirou imediatamente do seu site todas aquelas comunicações inadequadas e sem sentido que não valorizavam o que foi alcançado pela Seleção Nacional e não levou em consideração as declarações da jogadora sobre esses fatos.

As ações do senhor Rubiales não representam os valores defendidos pela Federação Espanhola, nem os valores da sociedade espanhola como um todo, e suas ações devem ser atribuídas única e exclusivamente a ele, já que ele é o único responsável por seus atos perante à sociedade, aos órgãos desportivos e, se for o caso, aos tribunais. Para deixar claro, esta posição era a do Sr. Rubiales, não a da RFEF.

Lamentamos e envergonhamo-nos especialmente pela dor e angústia adicionais que isto causou. Lamentamos que este incidente tenha impactado negativamente o que deveria ter sido uma celebração contínua do futebol, tanto para a nossa seleção nacional como para as Lionesses da Inglaterra, que foram um adversário verdadeiramente extraordinário numa final emocionante.

Na segunda-feira, 28 de agosto de 2023, a RFEF emitiu um comunicado no qual os presidentes das Federações Autônomas exigiram por unanimidade a renúncia do Sr. Rubiales do cargo de Presidente da RFEF por sua conduta imprópria. Uma revisão das atuais estruturas de liderança da organização também foi anunciada e está em curso. A este respeito, a fim de proteger o futebol espanhol e garantir que estes comportamentos não se repitam, foi imediatamente lançada uma investigação aprofundada sobre os acontecimentos e as medidas subsequentes tomadas pelo Sr.

Ao mesmo tempo, todos os presidentes das federações membros da Federação Espanhola exigiram a demissão imediata do presidente e prometeram realizar uma revisão completa de todas as políticas e procedimentos da organização. O empenho de todos eles é unânime e firme em ter nos próximos dias todo um conjunto de ações que melhorem a governação da federação espanhola de futebol e permitam reparar, na medida do possível, os danos causados.

A RFEF deve atuar em coordenação com o Conselho Superior do Esporte para servir os interesses gerais do esporte espanhol. Enviámos em privado esta declaração às autoridades e instituições competentes, que agora tornamos pública. Por último, quero felicitar mais uma vez a nossa equipa pela sua vitória histórica, reconhecendo o impacto e o legado que a sua vitória terá no futuro do futebol espanhol.

Estamos convencidos de que o seu espírito inspirou milhões de pessoas de todas as idades e não poderíamos estar mais orgulhosos da forma como se comportaram , dentro e fora do campo. No devido tempo, pretendo trazê-los de volta à ribalta e celebrar as suas conquistas como merecem.

Pedro Rocha, Presidente da RFEF”

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.