Caso Rubiales: dirigente deve ter salário, de quase R$ 3,4 milhões, suspenso

Dirigente foi afastado pela Fifa por 90 dias e pode ter o salário milionário suspenso; questão foi abordada em reunião entre presidentes

Rubiales pode ter salário suspenso

A polêmica envolvendo o nome de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), ganha um novo capítulo, dessa vez envolvendo o salário milionário do dirigente. Rubiales foi afastado provisoriamente da função e poderá o salário de 634.518,49 euros brutos (R$3.343.912, na cotação atual) suspenso.

A questão do pagamento de Rubiales foi abordada na reunião entre presidentes de diversas federações regionais nessa segunda-feira (28). No entanto, a decisão de suspender o salário do dirigente não foi tomada pela RFEF.

O presidente foi afastado temporariamente pela Fifa no sábado (26). Segundo a agência de notícias espanhola EFE, como a suspensão é esportiva e não laboral, não poderá afetar o salário de rubiales, já que compete à RFEF.

Porém, o jurídico da federação considera que o salário do dirigente será afetado pelo fato de ele não poder executar o contrato que assinou, uma vez que está afastado por 90 dias.

Entenda o caso

Luis Rubiales foi suspenso das atividades enquanto presidente da RFEF após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, as atletas espanholas recebiam as medalhas e cumprimentavam os dirigentes.

A ação repercutiu tanto nas redes sociais quanto no governo espanhol, na FIFA e na ONU. Ele chegou a pedir desculpas pela ação, porém, dias depois, em assembléia extraordinária da RFEF, afirmou que a ação foi consentida e que não renunciaria ao cargo de presidente.

O dirigente foi ovacionado após o discurso na assembléia. O discurso também repercutiu nas redes e diversos atletas saíram em defesa de Hermoso e contra o dirigente. Alguns deles afirmaram até mesmo que deixariam a Seleção Espanhola até que Rubiales fosse afastado.

Com muita pressão, o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Rubiales por 90 dias. A suspensão começou logo após o comunicado no sábado (26) e seguirá até que seja concluído o processo disciplinar instaurado pela entidade.

Leia mais sobre o caso:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...