Ouvindo...

Uefa ignora Vini Jr, e Top 10 de melhores da Europa fica sem brasileiros

Nenhum jogador do Brasil entrou na lista dos melhores jogadores da Europa, que tem Kevin De Bruyne, Haaland e Messi no top 3

A Uefa anunciou, nesta quinta-feira (17), a lista de melhores jogadores da Europa na temporada 2022/23 e causou polêmica. Sem Vinícius Júnior, os brasileiros que atuam no futebol europeu ficaram de fora do ranking.

Os três melhores jogadores, segundo a lista, são Kevin De Bruyne (Manchester City), Erling Haaland (Manchester City), e Lionel Messi (ex-PSG, agora no Inter Miami). Agora, uma votação definirá o melhor jogador da Europa na temporada, e o resultado será divulgado durante a cerimônia do sorteio da fase de grupos da Champions League 2023/24 no dia 31 de agosto, em Monaco.

Ilkay Gundogan, (ex-City e agora no Barcelona), e Rodri (Manchester City), fecham o top 5. Kylian Mbappé (PSG), Luka Modric (Real Madrid), Marcelo Brozovic (ex-Inter de Milão, agora no Al-Nassr), Declan Rice (ex-West Ham, agora no Arsenal), Alexis Mac Allister (ex-Brighton, agora no Liverpool) e Jesús Navas (Sevilla) fecham a lista dos 11 melhores da Europa, segundo a Uefa.

Vini na temporada 2022/23

Um dos maiores destaques da Europa na temporada 2022/23, Vinícius Júnior marcou 23 gols e deu 21 assistências em 55 jogos pelo Real Madrid. Mesmo assim, ele não entrou no top 10 da Uefa.

Como é feita a escola

Segundo a Uefa, a lista inicial foi selecionada por um grupo de estudos técnicos da entidade, com base em desempenho durante a temporada, tanto nos times, quanto nas seleções de cada jogador.

O top 3 foi votado por um júri composto de treinadores dos clubes que disputaram a última Champions League, Liga da Europa e Liga Conferência Europa, além dos treinadores de algumas Seleções que intregram a Uefa.

Um grupo de jornalistas selecionados pela European Sports Media também participa da votação. Cada membro selecionou três melhores jogadores da lista, dando cinco, três ou um ponto. O resultado final foi baseado no número de votos. Os treinadores não podiam votar em jogadores dos próprios times, segundo a Uefa.

Treinadores do Ano

Os nomeados para treinador do ano foram Pep Guardiola, do City, Simone Inzaghi, da Inter de Milão e Luciano Spaletti, do Napoli. Também integram a lista: Roberto De Zerbi (Brighton), Mikel Arteta (Arsenal), Zlatko Dalić (Croácia), José Luis Mendilibar (Sevilla), Didier Deschamps (França), David Moyes (West Ham) e Franck Haise (Lens).

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais