O Campeonato Saudita de Futebol ganhou notoriedade nos últimos meses com a transferência de diversos craques para clubes do país. Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Sadio Mané e Roberto Firmino são alguns dos astros da bola que vão entrar em campo na mais nova “liga das estrelas”.
A grande estrela da Liga Saudita é o atacante Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr. O jogador chegou ao clube em 2022, após deixar o Manchester United-ING. O atacante Sadio Mané, ex-Bayern de Munique-ALE, também foi uma das grandes contratações do Al-Nassr para a temporada 2023/24. Além deles, o clube contratou o brasileiro Alex Telles, que atuava pelo Manchester United-ING.
O Al-Ittihad, atual campeão da liga, foi responsável por duas grandes contratações: Karim Benzema e N’Golo Kanté. Benzemá jogava no Real Madrid-ESP havia 14 temporadas e conquistou 25 títulos, incluindo 5 da Liga dos Campeões, e acabou deixando o clube, com destino à Arábia. Kanté atuava pelo Chelsea desde 2016, antes de ir para o clube saudita. Lá, ele conquistou sete títulos, sendo um da Champions League.
Além de Benzema e Kanté, o Al-Ittihad já contava com Romarinho, atacante brasileiro, e contratou o volante Fabinho, também do Brasil.
Kalidou Koulibaly, zagueiro, também foi contratado pelo Al-Hilal. Além dele, Moussa Dembelé também se transferiu para a Arábia para defender a camisa do Al-Ettifaq. O brasileiro Roberto Firmino também jogará na Liga Saudita, defendendo as cores do Al-Ahli.
Estreia do campeonato
A partida de estreia será nesta sexta-feira (11), às 15h (de Brasília), com a partida entre Al-Ahli e Al Hazm, no estádio Príncipe Abdullah al-Faisal, em Jidá, na Arábia Saudita.
Onde assistir à Liga Saudita?
No Brasil, quem tem os direitos de transmissão do Campeonato Saudita é a
Fundo bilionário
A Arábia Saudita está investindo cada vez mais no futebol local. Segundo o The New York Times, a Liga Árabe criou um
Para atraí-los, os clubes estão abordando jogadores receptivos para se mudarem para o país com salários de valores exorbitantes. Os acordos, segundo o jornal, podem ser de mais de 1 bilhão de dólares (R$4,9 bilhões, na cotação atual) para cerca de 20 jogadores estrangeiros.
CR7 acredita no potencial da Liga
Craque do Al-Nassr, Cristiano Ronaldo
“A Liga Saudita, na minha opinião, está melhorando. Vai estar ainda melhor no ano que vem. Passo a passo, acho que essa Liga vai estar no top cinco de ligas do mundo”, disse o astro.