Andrea Pirlo, icônico ex-jogador da Itália, é o novo técnico da Sampdoria. Ele foi anunciado nesta terça-feira (27) em comunicado oficial do clube, com contrato até junho de 2025. Junto com ele, Nicola Legrottaglie chega para a chefia de desempenho e Lorenzo Giani para a chefia de observação.
Aos 44 anos, Pirlo terá uma grande missão na Sampdoria: levar o novo clube de volta à 1ª divisão nacional. Isso porque, na última temporada, o time de Gênoa terminou o Campeonato Italiano na lanterna e foi rebaixada após dez anos na elite. Ele vai ocupar a vaga de Dejan Stanković, outro ex-jogador de destaque no país.
O trabalho mais recente do técnico foi no Karagümrük, da Turquia. Ele foi contratado para a temporada 2022/23, mas acabou dispensado pouco antes do fim do ciclo. O time terminou o Campeonato Turco em 7º lugar.
A Sampdoria será apenas o terceiro time comandado por Pirlo na então curta carreira como treinador, que começou em 2020. Primeiro, ele ficou uma temporada na Juventus, conquistando a Supercopa da Itália e a Copa da Itália. Após um ano sem treinar, assinou com o Karagümrük e agora volta ao futebol italiano.