A primeira capital do Brasil, Salvador, foi confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. O anúncio foi feito pela FIFA nesta quarta-feira (7). As partidas do torneio serão realizadas na Arena Fonte Nova.
O estádio, que já recebeu jogos da Copa do Mundo masculina, em 2014, também sediou partidas da Copa das Confederações, no ano anterior, da Olimpíada de 2016 e da Copa América, em 2019. Será a primeira vez que o Brasil e a América do Sul recebem o torneio.
Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã) e São Paulo (Neo Química Arena) também foram confirmadas.
"É um orgulho para qualquer cidade ser sede de um grande evento mundial, especialmente a primeira edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA ™ no país. Estamos prontos para fazer uma grande festa e receber torcedores de todo o mundo”, afirmou Alexandre Gonzaga, presidente da Arena Fonte Nova.
“Fomos muito bem avaliados nos requisitos que são necessários para atender aos jogos, então nosso dever de casa agora será ajustar os detalhes que são exigências do campeonato e manter nosso padrão de operação, levando em consideração as experiências das competições anteriores”, contou Milena Andrade, gerente de operações da Arena Fonte Nova.
A competição tem início marcado para 24 de junho e encerramento no dia 25 de julho. Ao todo, 32 seleções vão participar da décima edição do torneio, que é realizada desde 1991, quando teve a China como país-sede.
Na ocasião, os Estados Unidos derrotaram a Noruega na final. Desde então, o torneio teve sete países diferentes como sede e cinco seleções foram coroadas campeãs: Estados Unidos (4x), Alemanha (2x), Noruega, Japão e Espanha.