Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

Com queda do Fortaleza na ‘Sula’, Nordeste termina 2024 sem brilho em Copas

Clubes da região foram sendo eliminados aos poucos das competições que disputaram nesta temporada

O Fortaleza foi eliminado pelo Corinthians nas quartas de final da Copa Sul-Americana

Com a eliminação do Fortaleza da Sul-Americana, o Nordeste terminará o ano de 2024 sem brilho nas Copas. Agora, a região não possui nenhum representante nas principais competições de mata-mata do continente.

O Leão do Pici, atual vice-campeão da ‘Sula’, tinha a esperança de alcançar novamente a final. No entanto, foi atropelado pelo Corinthians e sofreu 5 a 0 no placar agregado das quartas de final.

De qualquer forma, o clube cearense ainda detém a melhor participação nordestina na história do certame internacional.

Vale lembrar que, na Copa do Brasil, o Tricolor acabou eliminado na terceira fase, para o Vasco, nos pênaltis. Portanto, resta apenas a Série A do Campeonato Brasileiro para os comandados de Juan Pablo Vojvoda. O time é o terceiro colocado, com 52 pontos, atrás de Botafogo (56) e Palmeiras (53).

A Itatiaia te relembra como foram as campanhas dos clubes nordestinos nas principais Copas de 2024.

Leia também

Bahia bate na trave

À exceção do Fortaleza, o clube nordestino que teve a melhor participação em uma Copa ao longo de 2024 foi o Bahia. A equipe tricolor conseguiu chegar às quartas de final da Copa do Brasil, mas bateu na trave pela nona vez na história do torneio.

Bahia foi eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo, nas quartas de final

O algoz foi o Flamengo, que venceu os dois jogos do mata-mata por 1 a 0. O Esquadrão nunca avançou à semifinal da competição.

Sousa-PB e CRB fazem história

Apesar do saldo geral negativo para o Nordeste, o Sousa-PB e o CRB tiveram campanhas importantes na Copa do Brasil de 2024.

O Dinossauro fez história ao eliminar o Cruzeiro, maior campeão do torneio, ainda na primeira fase. O time paraibano chegou até a terceira fase, sua melhor campanha, quando foi superado pelo RB Bragantino.

Elenco do Sousa-PB comemora classificação contra o Cruzeiro na Copa do Brasil

Já o Galo de Campina igualou sua melhor campanha, chegando até as oitavas de final da Copa. Ao longo do caminho, o clube alagoano eliminou Rio Branco-AC, Athletic e Ceará. O algoz foi o Atlético.

Vitória e Ceará decepcionam

Vice-campeão da Copa do Brasil de 2010, o Vitória decepcionou em 2024. O clube baiano garantiu vaga direta na terceira fase por causa do título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. Logo de cara, no entanto, foi eliminado pelo Botafogo, após perder os dois jogos.

O Ceará, vice em 1994, passou por roteiro quase idêntico. Campeão da Copa do Nordeste, o Vozão também entrou na Copa do Brasil na terceira fase. A diferença é que o algoz foi o CRB, tendo o clube cearense sido derrotado nos dois confrontos.

Sport fica pelo caminho

Outro que caiu na terceira fase foi o Sport. Após eliminar Trem-AP e Murici-AL, o time rubro-negro deu de cara com o Atlético. O Leão foi valente: perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e venceu o segundo por 1 a 0. Não foi o suficiente, e o campeão de 2008 ficou pelo caminho.

Outras eliminações nordestinas em Copas

  • 1ª fase da Copa do Brasil: Maranhão, Fluminense-PI, River-PI, Treze-PB, Moto Club-MA, Confiança-SE, Jacuipense, Itabaiana, Itabuna, ASA e Iguatu
  • 2ª fase da Copa do Brasil: Petrolina, Ferroviário-CE, Retrô-PE, ABC e Murici-AL
  • 3ª fase da Copa do Brasil: Sampaio Corrêa e América-RN

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.