Ouvindo...

Concessão do Maracanã: edital exige obras, museu e divisória nas arquibancadas

Interessados na concessão do Maracanã, que valerá por 20 anos, devem enviar as propostas até 7 de dezembro

Modelo de divisória que deve ser instalado nas arquibancadas do Mracanã de acordo com o edital de licitação

O edital de licitação para concessão do Complexo Maracanã prevê uma série de intervenções obrigatórias que devem ser realizadas pelo futuro concessionário em um prazo de até 32 meses.

A recriação do Museu do Futebol, a adequação de diversos acessos do estádio, a manutenção e reparo da cobertura e a instalação de divisórias nas arquibancadas estão entre as ações exigidas.

Os grupos interessados tem até o dia 7 de dezembro de 2023 para enviarem as respectivas propostas. Todas as condições para a concessão e gestão estão disponíveis nesta reportagem.

A concessão do Maracanã tem a previsão da cessão de sete camarotes, incluindo serviços, e 200 ingressos em todos jogos de futebol sem custos ao Governo do Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

  • Tornar o Parque Aquático Júlio Delamare independente das instalações do complexo: O Parque Aquático será administrado pela Secretaria de Esporte e deve possuir independência operacional total do Complexo e despesas de utilidades separadas, além destes objetivos a instalação do gradil também servirá para delimitar de forma definitiva as áreas pertencentes ao Estádio Jornalista Mário Filho e o Complexo Aquático Júlio Delamare.

  • Adequação e ajuste do espaço “Parque da Bola": delimitação de um espaço fixo e seguro que, em dias de jogos poderá ser utilizado para colaborar com a concentração e dispersão de público, auxiliando a diminuir o impacto nas vias públicas do entorno, e em dias de não jogos permitir que sejam realizados pequenos eventos, shows e feiras, gerando novas receitas ao complexo e aumentando as possibilidades de integração com a comunidade do entorno.

  • Adequação ao acesso do Setor Leste

  • Museu do Futebol: retirar o acervo histórico de sua atual localização, dentro da área de competição do Estádio, e evitar os riscos inerentes a realocação das peças em dias de jogos; potencializar a visitação turística ao estádio tornando uma importante fonte de receita do complexo em dias de jogos e não jogos; Reforçar a característica de grande ponto turístico, contribuindo com a vocação natural da cidade do Rio de Janeiro.

  • Restrição de acesso à área de competição (desembarque e circulação dos atletas)

  • Isolamento do Broadcast Compound e Tribuna de Honra

  • Manutenção e reparo na cobertura do Maracanã: manter a continuidade do plano de manutenção oferecido pelo fabricante da estrutura, permitindo identificar e corrigir falhas e danos na lona e na estrutura de cobertura, conforme documentos disponibilizados no Edital.

  • Recuperação e adequação dos sistemas eletrônicos do estádio

  • Recuperação do sistema de aquecimento de água

  • Adequação de segregação e segurança nos acessos: atualmente, em muitos jogos, a operação aluga e utiliza barreiras metálicas móveis para segregar e bloquear acesso dos espectadores a determinados setores, a implementação da barreira fixa, evita o custo de aluguel dos equipamentos e reforça a segurança geral e principalmente do público presente e torna a operação do Estádio sempre pronta para receber qualquer quantidade de público e utilização todos os seus diversos setores.

  • Recuperação do sistema de bombeamento de água

  • Adequação das áreas destinadas a tratamento de resíduos

  • Divisão de torcida: melhorar a visibilidade do torcedor situado próximo as divisões de setores e de torcida, mantendo o estádio sem pontos cegos cumprindo assim exigência dos principais eventos internacionais, não utilizar barreiras móveis na área de público geral, e aumentar a segurança nos jogos onde estão presentes duas torcidas de equipes rivais.

  • Recuperação de elevadores e escadas rolantes

  • Instalação de porta nas escadas de evacuação dos camarotes

  • Ar-condicionado e exaustão mecânica

  • Recuperação civil: devolver ao Estádio a condição adequada de conservação de um ícone do futebol mundial e importante ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.