O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou o edital de licitação para concessão do Complexo Maracanã por 20 anos. Os grupos interessados tem até o dia 7 de dezembro de 2023 para enviarem as respectivas propostas. Todas as condições para a concessão e gestão estão disponíveis
Segundo o edital, as licitantes precisam comprovar qualificação técnica de “experiência em gestão da operação e manutenção de estádio de futebol com capacidade mínima de 30 mil lugares” e de “arena multiuso ou ginásio esportivo com capacidade mínima de 5 mil lugares” por, “no mínimo, três anos”.
O complexo refere-se ao Estádio Mário Filho (Maracanã) e Ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho).
O edital mantém a obrigação da cessão de camarotes com buffet e ingressos sem custos ao Governo do Estado, além de seis datas anuais previamente acordadas. Saiba mais detalhes nesta
O edital prevê que o interessado precisa ser detentor de, no mínimo, 25 datas oficiais de partidas de futebol, das quais pelo menos 75% sejam obrigatoriamente de Campeonatos Brasileiro da Série A e B, da Copa do Brasil, da Copa Libertadores ou da Copa Sul Americana, organizados por CBF e Conmebol.
Para o Maracanãzinho, são necessárias, no mínimo, seis datas de eventos oficiais de modalidades esportivas integrantes ou não do programa olímpico. Atualmente, o ginásio recebe os jogos de basquete do time do Flamengo e foi sede, nas últimas semanas, do Torneio Pré-Olímpico de Vôlei.
Com a publicação do edital de licitação para concessão do Complexo Maracanã, o Governo do Rio de Janeiro renovará o atual Termo de Permissão de Uso, que vence na próxima segunda-feira (23). Será a nona renovação automática do TPU, o qual foi inicialmente concedido aos atuais gestores do estádio, Flamengo e Fluminense, em abril de 2019. Desde então, o Estado prorroga a cessão sem licitação.
A dupla Fla-Flu é uma das três interessadas na concessão do Maracanã pelos próximos 20 anos. O Vasco em parceria com a construtora WTorre e a empresa Legends, e a Arena BSB, grupo que é concessionário do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, também devem oficializar suas propostas.
Quem vencer a licitação terá que realizar uma série de obras e adequações nos acessos e na estrutura do Maracanã. O edital exige, por exemplo, a instalação do Museu de Futebol na Torre de Vidro, no Setor Sul, a manutenção da cobertura e instalação de divisórias - veja mais clicando
Com base nos critérios propostos no edital, a comissão técnica examinará as propostas. A proposta técnica terá peso de 60% na nota global. A proposta financeira terá peso de 40%. Confira, na imagem abaixo, o cálculo.
O valor total estimado do contrato, pelo prazo de concessão, é de R$ 186 milhões e 559 mil. O valor de outorga é de R$ 6 milhões e 132 mil por ano. Ou seja, qualquer proposta abaixo desse valor será desconsiderada.