O Ministério dos Direitos Sociais da Espanha solicitou ao Ministério Público da Espanha, ao Provedor de Justiça e ao Gabinete de Combate aos Crimes de Ódio da Espanha para que os órgãos iniciassem uma investigação em relação à festa de aniversário do atacante Lamine Yamal, do
O motivo da investigação é a suspeita de que foram violadas leis locais que proíbem a ridicularização de pessoas com deficiência.
Em entrevista à Agência EFE, da Espanha, Jesús Martín, diretor-geral do Ministério dos Direitos das Pessoas com Deficiência, revelou que o departamento solicitou esclarecimentos sobre um possível menosprezo às pessoas com nanismo durante a festa de 18 anos do jogador espanhol.
O país europeu conta com a “Lei da Deficiência”, que não define sanções, mas proíbe tais atividades há cerca de três anos.
Adiante, Jesús apontou os motivos para impetrar o pedido de investigação contra Yamal.
“Estamos preocupados que pessoas com dinheiro, pessoas com poder, acreditem que podem se safar. Não ficaremos de braços cruzados diante dessas indicações publicadas na mídia. A lei se aplica a todos, aos humildes e aos poderosos”, afirmou Martín, em entrevista à Agência EFE.
Denúncia contra Yamal
Por fim, a Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), entidade da Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiência Física e Orgânica (COCEMFE), anunciou uma ação judicial contra Lamine Yamal por, segundo a denúncia, contratar pessoas com essas deficiências em sua festa.
Neymar compra ‘Batmóvel’ avaliado em R$ 8,3 milhões; veja vídeo Lamine Yamal ‘lança’ moda e vê elenco do Barcelona mudar visual nas férias; entenda
Aniversário de Yamal
Atacante do Barcelona, Lamine Yamal concedeu, nesse fim de semana, uma festa de aniversário para celebrar os seus 18 anos de idade. A celebração ocorreu em Ibiza, na Espanha.
Com agência