Fifa revela detalhes da próxima Copa do Mundo de eSports com eFootball

Mundial contará com disputa em diferentes divisões do game e terá o Oriente Médio como sede

FIFAe World Cup com eFootball será realizada na Arábia Saudita

A Fifa revelou, nessa quinta-feira (4), detalhes da FIFAe World Cup 2025 com eFootball, competição oficial de eSports que terá início em 10 de dezembro, em Riade, na Arábia Saudita. O torneio, organizado em parceria com a Konami Digital Entertainment e transmitido ao vivo para todo o mundo, chega à sua segunda edição.

As qualificatórias registraram participação recorde: 16,51 milhões de jogadores de 90 países e regiões.

Ao todo, 12 seleções se classificaram após as eliminatórias regionais e disputarão o título em duas modalidades. A Divisão de Consoles será em formato 2v2, com equipes compostas por três atletas. Já a Divisão Mobile terá disputas em 1v1. Ambas terão fase de grupos, playoffs e finais.

Atualização e campanha no jogo

Para marcar o início do campeonato, o eFootball disponibilizou uma campanha especial de recompensas entre 4 e 18 de dezembro. Usuários que acessarem o jogo durante o período receberão itens gratuitos, incluindo um jogador por dia, selecionado de uma lista específica.

Também será liberado o Desafio do Elenco, com prêmios a partir do cumprimento de regras e objetivos determinados.

Uma nova atualização foi implementada com ajustes de equilíbrio, inclusão de funcionalidades e melhorias gerais. Entre os destaques está o recurso “Conselho”, que utiliza feedback de jogadores e treinadores para sugerir mudanças táticas em tempo real.

Outro recurso, o “Análise”, passa a compilar os resultados das últimas dez partidas de PvP de cada usuário, apresentando gráficos comparativos e informações do desempenho em relação a oponentes das divisões 1 a 4.

Ronald Koeman recebe novo recurso

A atualização também introduz o recurso “Combinação” para Ronald Koeman, com a habilidade “Pivô Agressivo A”. Quando acionada, melhora a precisão dos cruzamentos e finalizações em jogadas diretas entre o pivô e o jogador-chave. Itens lendários como “Epic: David Beckham” e “Epic: Jan Koller” atendem aos requisitos para ativação e estão disponíveis até 11 de dezembro.

Outras mudanças incluem:

  • Controle Automático, permitindo que a IA assuma o comando quando o usuário estiver inativo;
  • Ajustes de velocidade e aceleração para defensores;
  • Alterações no parâmetro “Talento Defensivo”, permitindo disputas mais equilibradas contra atacantes rápidos;
  • Ajustes no ritmo de jogo em momentos de baixa resistência.

Pontos e recompensas por visualização

Transmissões oficiais da competição também oferecerão até 2.500 pontos de eFootball™ para usuários que assistirem às partidas:

Dias 1 a 3

  • Consoles e mobile: 500 pontos por visualização

Dia 4 — Finais

  • Consoles: 1.000 pontos
  • Mobile: 1.000 pontos

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports

Ouvindo...