A Fifa revelou, nessa quinta-feira (4), detalhes da FIFAe World Cup 2025 com eFootball, competição oficial de eSports que terá início em 10 de dezembro, em Riade, na Arábia Saudita. O torneio, organizado em parceria com a Konami Digital Entertainment e transmitido ao vivo para todo o mundo, chega à sua segunda edição.
As qualificatórias registraram participação recorde: 16,51 milhões de jogadores de 90 países e regiões.
Ao todo, 12 seleções se classificaram após as eliminatórias regionais e disputarão o título em duas modalidades. A Divisão de Consoles será em formato 2v2, com equipes compostas por três atletas. Já a Divisão Mobile terá disputas em 1v1. Ambas terão fase de grupos, playoffs e finais.
Atualização e campanha no jogo
Para marcar o início do campeonato, o eFootball disponibilizou uma campanha especial de recompensas entre 4 e 18 de dezembro. Usuários que acessarem o jogo durante o período receberão itens gratuitos, incluindo um jogador por dia, selecionado de uma lista específica.
Também será liberado o Desafio do Elenco, com prêmios a partir do cumprimento de regras e objetivos determinados.
Uma nova atualização foi implementada com ajustes de equilíbrio, inclusão de funcionalidades e melhorias gerais. Entre os destaques está o recurso “Conselho”, que utiliza feedback de jogadores e treinadores para sugerir mudanças táticas em tempo real.
Outro recurso, o “Análise”, passa a compilar os resultados das últimas dez partidas de PvP de cada usuário, apresentando gráficos comparativos e informações do desempenho em relação a oponentes das divisões 1 a 4.
Ronald Koeman recebe novo recurso
A atualização também introduz o recurso “Combinação” para Ronald Koeman, com a habilidade “Pivô Agressivo A”. Quando acionada, melhora a precisão dos cruzamentos e finalizações em jogadas diretas entre o pivô e o jogador-chave. Itens lendários como “Epic: David Beckham” e “Epic: Jan Koller” atendem aos requisitos para ativação e estão disponíveis até 11 de dezembro.
Outras mudanças incluem:
- Controle Automático, permitindo que a IA assuma o comando quando o usuário estiver inativo;
- Ajustes de velocidade e aceleração para defensores;
- Alterações no parâmetro “Talento Defensivo”, permitindo disputas mais equilibradas contra atacantes rápidos;
- Ajustes no ritmo de jogo em momentos de baixa resistência.
Pontos e recompensas por visualização
Transmissões oficiais da competição também oferecerão até 2.500 pontos de eFootball™ para usuários que assistirem às partidas:
Dias 1 a 3
- Consoles e mobile: 500 pontos por visualização
Dia 4 — Finais
- Consoles: 1.000 pontos
- Mobile: 1.000 pontos