Faleceu nessa segunda-feira (28), aos 36 anos, Maciej ‘Shushei’ Ratuszniak, campeão mundial de League of Legends em 2011 pela Fnatic e MVP da competição. Shushei fez parte do primeiro e único time ocidental a levantar o troféu do Worlds, na primeira edição do torneio. O ex-jogador foi eternizado dentro do jogo com sua skin ‘Fnatic Gragas’.
O anúncio da morte do polonês foi feito por meio da irmã do ex-midlaner, Dorota Jasieniecka, em publicação no Facebook nesta terça-feira (29).
“Ontem, o coração do meu irmão parou, partindo tantos corações. Maciej Ratuszniak, amado marido, filho, irmão e tio. Amigo... Amante de seus cães, Saito e Yuon. Shushei, ávido jogador e campeão mundial de League of Legends, faleceu em 28 de abril após uma curta e feroz batalha contra o câncer”, escreveu.
O funeral de Shushei será no dia 5 de maio, na capela da Igreja Católica Romana da Ressurreição, em Bydgoszcz, na Polônia.
Despedida do ídolo
A Fnatic se pronunciou nas redes sociais, se despedindo de Shushei e ratificando seu status de ‘lenda’ da organização.
“Ontem perdemos uma lenda: Shushei. Shushei fez parte da incrível equipe da Fnatic que venceu o primeiro Campeonato Mundial de League of Legends em 2011, dando início à legião de fãs da Fnatic no LoL para muitos dos nossos torcedores. Nossos pensamentos estão com seus amigos e familiares”, escreveu a organização europeia.
Yesterday we lost a legend in Shushei.
— FNATIC (@FNATIC) April 29, 2025
Shushei was part of the incredible Fnatic team that won the first ever League of Legends World Championships back in 2011 that begun the Fnatic LoL fandom for so many of our fans.
Our thoughts are with his friends and family 🧡 pic.twitter.com/A2JPtFSb6t
Primeiro MVP da história
Antes mesmo de Faker, considerado o maior jogador de todos os tempos de League of Legends, começar sua história no cenário competitivo do jogo, Shushei já era uma realidade no MOBA da Riot Games. Em 2011, na primeira edição do Worlds, foi campeão com a europeia Fnatic, naquele que foi o primeiro e único título de uma organização ocidental da competição.
Acima de tudo, o midlaner foi eleito o MVP do torneio, por conta de suas excelentes atuações durante as partidas do Worlds daquele ano. Conhecido por seu estilo agressivo, fez história ao lado de grandes jogadores como xPeke e Cyanide, lendas do League of Legends europeu. Sua skin ‘Fnatic Gragas’, ainda está disponível e agora é parte da memória de Shushei dentro do game.
Além de Fnatic, o polonês também passou por equipes como a EloHell, IWantCookie, DragonBorns e Pulse Esports, mas sem o mesmo destaque de antes. Sua carreira foi curta, e o jogador acabou se aposentando em 2013, se tornando streamer.