O midlaner Matheus ‘dyNquedo’ Rossini, de 27 anos, anunciou sua aposentadoria do cenário competitivo de League of Legends nesta quarta-feira (26). Apesar da decisão, o agora ex-jogador seguirá ligado à paiN Gaming, que prestará apoio enquanto ele define os próximos passos de sua carreira.
DyNquedo revelou sua aposentadoria durante uma transmissão ao vivo na Twitch, explicando que a decisão foi fruto de muita reflexão.
“Eu acabei demorando um pouco para tomar uma decisão, porque eu estava pensando, porque eu estava tentando entender o que eu queria fazer de verdade. Então eu cheguei à conclusão, depois de pensar bastante. Não estou zoando, eu realmente estou encerrando minhas atividades como jogador profissional”, afirmou o jogador.
Atual organização do midlaner, a paiN se despediu de dyNquedo em um vídeo emocionante. Assista:
Hoje não tá sendo um dia fácil. Na verdade não está sendo fácil desde que você contou pra gente.
— paiN Gaming (@paiNGamingBR) February 26, 2025
dyN, você é foda! Um cara humilde, guerreiro, de MUITA personalidade e, inclusive, um excelente dançarino. Brincadeiras à parte, que honra foi ter a chance de escrever uma parte tão… pic.twitter.com/HlqHswCqO6
Carreira de dyNquedo
Aos 27 anos, dyNquedo construiu um legado no cenário competitivo. O jogador começou sua jornada profissional em 2016 e, dois anos depois, conquistou o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) em ambos os splits de 2018 pela KaBuM! Esports.
O desempenho naquele ano lhe garantiu o prêmio de Melhor Jogador da temporada e a oportunidade de representar o Brasil no Mid-Season Invitational (MSI) e no Worlds daquele ano.
Após deixar a KaBuM!, DyNquedo passou por equipes como Havan Liberty, Prodigy Esports e LOUD, antes de ser contratado pela paiN Gaming em dezembro de 2021. Pela organização, disputou diversas edições do CBLOL e foi campeão em 2024, na última edição da competição antes da chegada da LTA Sul.
Últimos desafios e críticas na LTA Sul
A aposentadoria de DyNquedo acontece após uma campanha difícil na LTA Sul 2025. Durante o torneio, a paiN Gaming enfrentou dificuldades, e o desempenho do jogador foi alvo de críticas públicas.
Em uma das polêmicas, o atirador Ceo, da LEVIATÁN, chegou a afirmar que DyNquedo "é muito ruim”, gerando debates na comunidade.
Futuro ao lado da paiN Gaming
Mesmo deixando a posição de midlaner, dyNquedo seguirá na paiN Gaming. A organização não revelou qual será seu novo papel, mas garantiu que continuará apoiando o ex-jogador na transição para a próxima etapa de sua carreira, que pode envolver funções técnicas, administrativas ou produção de conteúdo.
Agora, surge o debate para saber quais os próximos passos da paiN na busca por um novo midlaner para a disputa do segundo split da LTA Sul.