O Brasil ganhou na madrugada desta sexta-feira (17) o direito de ser sede da
Noruega e Filipinas informaram que tiveram problemas para votar pelo meio eletrônico. Os noruegueses, seguindo orientação em bloco da Uefa (União Europeia de Futebol), avisaram que votariam na candidatura tripla de seu continente, o que seria o 79º voto. Os asiáticos não informaram qual seria sua decisão.
Sem ‘traição’ na América do Sul
Os nove países filiados à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), já excetuando o Brasil, votaram na candidatura brasileira, como orientação do presidente Alejandro Dominguez. Curiosamente o Suriname, que geograficamente está na América do Sul, mas faz parte da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central), preferiu o projeto europeu.
África com o Brasil
Em novembro de 2023, a África do Sul desistiu de sua pré-candidatura para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Com isso, Conmebol e CBF negociaram com a CAF (Confederação Africana de Futebol) para que houvesse orientação dos 56 membros votando no Brasil.
Era preciso equilibrar forças, já que a América do Sul tinha apenas nove votos, contra 55 da Europa e 41 da Concacaf, que na época ainda mantinha Estados Unidos e México como concorrentes em projeto conjunto. E a CAF fez essa orientação a seus filiados.
A África votou quase 100% na candidatura brasileira. As exceções foram Nigéria, Togo, Sudão, Líbia e Namíbia, que se abstiveram (algumas veze pode ter havido algum problema na hora de votar, não relatado à Fifa), e Lesoto, Botsuana, Benin, República Democrática do Congo, Comores e Chade que preferiram a proposta da Europa. A África do Sul votou no Brasil.
Desistência estratégica
Estados Unidos e México avisaram que não concorreriam para ser sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 no fim de abril, a menos de um mês da eleição e depois de inspetores da Fifa visitarem as sedes para avaliar o projeto oferecido.
Oficialmente, o argumento usado foi de que a candidatura preferia se concentrar para a edição de 2031, quando poderia obter melhores contratos comerciais. Várias competições importantes ocorrerão na América do Norte entre 2024 e 2028, como Copa América, Copa do Mundo Masculina, o novo Mundial de Clubes, com 32 participantes, e os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, o que dividiria investimentos.
E Estados Unidos e México votaram no Brasil. Há a promessa da CBF de apoiar os dois países no projeto para 2031. A Concacaf, diferentemente da África, se dividiu mais entre Brasil e Europa.
Ásia decisiva
As duas últimas sedes da Copa Feminina, em 2023, Austrália e Nova Zelândia se dividiram. Os australianos, que na geografia da Fifa fazem parte da Ásia, optaram pelo Brasil, enquanto os neozelandeses, na Oceania, foram com os europeus.
O restante da Ásia foi prioritariamente para a candidatura brasileira, o que praticamente decidiu a eleição, já que a Europa, como esperado, votou em seus países candidatos. Detalhe para a China, hoje forte parceira comercial da Fifa, que votou em Alemanha, Bélgica e Holanda. O Japão foi de Brasil.
O projeto brasileiro
A CBF sugeriu na proposta enviada que a Copa comece em 24 de junho de 2027, uma quinta-feira, com a abertura no Maracanã, no Rio, em jogo da Seleção Brasileira pelo Grupo A. A final seria em 25 de julho, no mesmo palco, um domingo. Essas datas também são apenas uma sugestão neste momento, e podem mudar a depender das necessidades comerciais da Fifa.
A entidade indicou
Os estádios propostos
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Beira-Rio (Porto Alegre)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Arena Fonte Nova (Salvador)
- Arena de Pernambuco (Recife)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Maracanã (Rio)
- Neo Química Arena (São Paulo)
Todos foram usados na Copa do Mundo Masculina de 2014 e este foi um dos principais argumentos da candidatura brasileira durante o processo de escolha, o fato de não precisar gastar dinheiro na construção de novos equipamentos. Mas a vitória não significa que essas arenas que estavam no projeto serão de fato aquelas usadas no Mundial.
Podem haver mudanças nos próximos meses, a depender de novas vistorias da Fifa. É, no final das contas, a entidade quem decidirá. A Arena Pantanal, em Cuiabá, por exemplo, recebeu nota baixa dos avaliadores. A capital do Mato Grosso também foi mal avaliada em quesitos como local para a Fan Fest e acomodações, para delegações e torcedores.
Veja sugestão de locais das partidas por dia:
Fase de grupos:
- 24 de junho - Grupo A - Estádio Maracanã
- 25 de junho - Grupo B - Estádio Mineirão e Neo Química Arena
- 26 de junho - Grupos C e D - Estádio Mané Garrincha, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena Fonte Nova
- 27 de junho - Grupos E e F - Estádios Mineirão, Maracanã e Beira-Rio
- 28 de junho - Grupos F e G - Neo Química Arena, Arena Pantanal e Arena da Amazônia
- 29 de junho - Grupos A e H - Arenas Fonte Nova, Pernambuco e Castelão
- 30 de junho - Grupos A e B - Estádios Mané Garrincha, Beira-Rio e Maracanã
- 1 de julho - Grupos C e D - Arena Pantanal, Arena Pernambuco e Estádio Mineirão
- 2 de julho - Grupos D e E - Arena Castelão, Estádio Beira-Rio e Neo Química Arena
- 3 de julho - Grupos F e G - Estádio Maracanã, Estádio Mané Garrincha e Arena Fonte Nova
- 4 de julho - Grupos G e H - Estádio Mineirão, Arena Pantanal e Arena da Amazônia
- 5 de julho - Grupos A e B - Neo Química Arena, Arena Pernambuco, Estádio Beira-Rio e Estádio Mané Garrincha
- 6 de julho - Grupos C e D - Arenas Castelão, Fonte Nova, da Amazônia e Pantanal
- 7 de julho - Grupos E e F - Estádios Maracanã, Mané Garrincha, Mineirão e Beira-Rio
- 8 de julho - Grupos G e H - Arenas Castelão, Pernambuco, Fonte Nova e Neo Química
Fase final:
Oitavas:
- 10 de julho - Estádios Mineirão e Beira-Rio
- 11 de julho - Estádio Maracanã e Arena Pernambuco
- 12 de julho - Estádio Mané Garrincha e Arena Fonte Nova
- 13 de julho - Neo Química Arena e Arena Castelão
Quartas:
- 16 de julho - Estádio Maracanã e Arena Pernambuco
- 17 de julho - Estádios Mineirão e Mané Garrincha
Semifinais:
- 20 de julho - Neo Química Arena
- 21 de julho - Estádio Mané Garrincha
Terceiro lugar:
- 24 de julho - Estádio Mineirão
Final:
- 25 de julho - Estádio Maracanã