Mané Garrincha, em Brasília, Beira-Rio, em Porto Alegre, e a Arena Fonte Nova, em Salvador, foram os estádios brasileiros avaliados pela Fifa para a
No geral,
Na prática, ter a proposta melhor avaliada não interfere na decisão de quem será o vencedor. As 211 associações filiadas à Fifa votarão em 17 de maio, durante o Congresso da entidade em Bangkok, na Tailândia, para a escolha da sede da competição. Na teoria, os eleitores devem se basear no relatório apresentado.
Os estádios
Um dos itens mais importantes dessas visitas são os estádios. A CBF (Confederação Brasileira Futebol) sugeriu dez em seu projeto para ser sede da Copa Feminina, todos eles presentes na edição masculina do Mundial, em 2014. Os profissionais avaliam diversos fatores relacionados ao equipamento, como localização, estrutura, gramado, iluminação, vestiários, etc.
As notas, de um máximo de 5, foram as seguintes para as dez arenas brasileiras que estão na candidatura:
- Beira-Rio (Porto Alegre) - 3,9
- Mané Garrincha (Brasília) - 3,9
- Arena Fonte Nova (Salvador) - 3,9
- Arena de Pernambuco (Recife) - 3,8
- Neo Química Arena (São Paulo) - 3,8
- Arena da Amazônia (Manaus) - 3,7
- Mineirão (Belo Horizonte) - 3,7
- Arena Castelão (Fortaleza) - 3,7
- Maracanã (Rio) - 3,7
- Arena Pantanal (Cuiabá) - 3,4
No geral, as estruturas foram bem avaliadas. O relatório aponta a necessidade, na época da competição, de melhorias em gramado e iluminação de algumas arenas, sem especificar quais.
Cuiabá também recebeu a nota mais baixa na avaliação de instalações para hospedagem e treinamento das Seleções participantes. Bem baixa, por sinal, 2,3, também de uma escala que acabava em 5. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo ganharam nota máxima, 5, enquanto o Rio teve 4,4, e Manaus 4,3.
Se o Brasil ganhar o direito de ser sede da Copa Feminina de 2027, poderá haver mudanças de sedes e estádios. Portanto as notas baixas de Cuiabá podem pesar.
Os principais argumentos do projeto brasileiro são de que a América do Sul jamais recebeu um Mundial Feminino, Alemanha e EUA, por exemplo, já foram sedes, e de que o Brasil tem toda a infraestrutura pronta de 2014 para replicar em 2027.
O projeto
A CBF sugeriu na proposta enviada que a Copa comece em 24 de junho de 2027, uma quinta-feira, com a abertura no Maracanã, no Rio, em jogo da Seleção Brasileira pelo Grupo A. A final seria em 25 de julho, no mesmo palco, um domingo.
A entidade indicou dez estádios para receber os jogos da Copa, mas
Como será a votação
Na madrugada de 17 de maio, no horário de Brasília, o Brasil saberá se foi o escolhido para ser a sede da
O sistema de votação é o seguinte:
- Quem tiver o maior número de votos será escolhido como sede da Copa do Mundo de 2027.
- A Fifa informou aos filiados, em comunicado, que a decisão é definitiva, ou seja, não há margem para reclamações ou recursos.
- Pouco tempo depois do resultado ser anunciado, a Fifa vai revelar em qual candidatura cada país votou.
Veja locais das partidas por dia:
Fase de grupos:
- 24 de junho - Grupo A - Estádio Maracanã
- 25 de junho - Grupo B - Estádio Mineirão e Neo Química Arena
- 26 de junho - Grupos C e D - Estádio Mané Garrincha, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena Fonte Nova
- 27 de junho - Grupos E e F - Estádios Mineirão, Maracanã e Beira-Rio
- 28 de junho - Grupos F e G - Neo Química Arena, Arena Pantanal e Arena da Amazônia
- 29 de junho - Grupos A e H - Arenas Fonte Nova, Pernambuco e Castelão
- 30 de junho - Grupos A e B - Estádios Mané Garrincha, Beira-Rio e Maracanã
- 1 de julho - Grupos C e D - Arena Pantanal, Arena Pernambuco e Estádio Mineirão
- 2 de julho - Grupos D e E - Arena Castelão, Estádio Beira-Rio e Neo Química Arena
- 3 de julho - Grupos F e G - Estádio Maracanã, Estádio Mané Garrincha e Arena Fonte Nova
- 4 de julho - Grupos G e H - Estádio Mineirão, Arena Pantanal e Arena da Amazônia
- 5 de julho - Grupos A e B - Neo Química Arena, Arena Pernambuco, Estádio Beira-Rio e Estádio Mané Garrincha
- 6 de julho - Grupos C e D - Arenas Castelão, Fonte Nova, da Amazônia e Pantanal
- 7 de julho - Grupos E e F - Estádios Maracanã, Mané Garrincha, Mineirão e Beira-Rio
- 8 de julho - Grupos G e H - Arenas Castelão, Pernambuco, Fonte Nova e Neo Química
Fase final:
Oitavas:
- 10 de julho - Estádios Mineirão e Beira-Rio
- 11 de julho - Estádio Maracanã e Arena Pernambuco
- 12 de julho - Estádio Mané Garrincha e Arena Fonte Nova
- 13 de julho - Neo Química Arena e Arena Castelão
Quartas:
- 16 de julho - Estádio Maracanã e Arena Pernambuco
- 17 de julho - Estádios Mineirão e Mané Garrincha
Semifinais:
- 20 de julho - Neo Química Arena
- 21 de julho - Estádio Mané Garrincha
Terceiro lugar:
- 24 de julho - Estádio Mineirão
Final:
- 25 de julho - Estádio Maracanã