A Fifa vai enviar na segunda quinzena de fevereiro profissionais para vistoriar as dez cidades brasileiras indicadas na candidatura do Brasil para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027. As datas exatas ainda serão anunciadas nos próximos dias, mas a chegada dos profissionais está prevista para logo depois do Carnaval, no dia 15 de fevereiro.
O país concorre com os projetos conjuntos da América do Norte (Estados Unidos e México) e da Europa (Alemanha, Bélgica e Holanda). A votação para escolha do vencedor por parte das 211 associações filiadas à Fifa será realizada no Congresso da entidade, em 17 de maio de 2024, na Tailândia.
O ganhador é escolhido por eleição, o que demanda o tradicional lobby político, mas de qualquer forma a Fifa prepara um relatório em que qualifica cada uma das candidaturas, por meio de notas, o que ajuda, teoricamente, os filiados a votarem nas melhores candidaturas.
No projeto que enviou à Fifa em dezembro, a CBF elencou dez cidades, com dez arenas, para receber os jogos caso o Brasil ganhe o direito de ser sede:
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Beira-Rio (Porto Alegre)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Arena Fonte Nova (Salvador)
- Arena Pernambuco (Recife)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Maracanã (Rio)
- Neo Química Arena (São Paulo)
Os profissionais da Fifa não vão vistoriar apenas os estádios, mas também alguns campos e CTs indicados para receber os treinamentos das Seleções participantes, além da rede hoteleira e do local indicado para a Fan Fest. Haverá encontros com autoridades para tratar de temas como segurança e transporte.
A CBF sugeriu na proposta enviada que a Copa comece em 24 de junho de 2027, uma quinta-feira, com a abertura no Maracanã, no Rio, em jogo da Seleção Brasileira pelo Grupo A. A final seria em 25 de julho, no mesmo palco, um domingo.
Os 43 CTs ou campos para treinamento foram indicados em 37 cidades diferentes, de 12 Estados. Os profissionais não vão visitar todos esses equipamentos. Caso o Brasil ganhe o direito de ser sede, aí sim todas essas estruturas serão vistoriadas para se criar um guia para os participantes escolherem seus locais de concentração.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.