Durante o intervalo do jogo entre Brasil e Coreia do Sul na última segunda-feira (5), válido pelas oitavas de final da
O astro do PSG já fez isso em outras oportunidades, e existe uma explicação. A pomada tem como função evitar a congestão nasal e, consequentemente, ajudar na respiração dos atletas em campo, o que também auxilia na recuperação física dos jogadores.
Leia também:
Brasil não vence europeu em mata-mata de Copa do Mundo desde 2002 Gabriel Jesus passa por cirurgia após lesão no joelho contra Camarões pela Copa do Mundo
Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, o camisa 10 brasileiro também utilizou a pomada da mesma maneira. De acordo com o preparador físico Zé Mário Campeiz “quanto melhor você oxigenar [o organismo], mais rapidamente você vai se recuperar”, declarou à época.
Ainda segundo o profissional do esporte, o procedimento pode ser utilizado quando a umidade relativa do ar está muito elevada ou muito baixa. Importante lembrar que a Copa do Mundo está acontecendo no fim do ano em função das temperaturas elevadas do Catar durante o período em que, habitualmente, é realizada a Copa do Mundo (junho e julho).
“A umidade muito baixa ou muito alta é prejudicial. O atleta se desgasta mais, demora mais tempo para se recuperar”, afirmou Zé Mário Campeiz em 2018.
(Sob supervisão de Lara Alves)