Ouvindo...

Oitavas de final da Copa terão mais asiáticos que sul-americanos, que fazem pior campanha desde 2002

Continente asiático terá mais representantes no mata-mata do que a América do Sul, algo nunca visto na Copa do Mundo

Seleção japonesa foi um dos destaques não só do futebol asiático, mas de todo o Mundial do Catar

O futebol sul-americano conquistou marca negativa após o encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. Das quatro seleções classificadas, apenas duas chegam à fase de mata-mata, o pior resultado desde o mundial de 2002.

No ano do pentacampeonato mundial, o Brasil se juntou ao Paraguai como únicos sul-americanos nas oitavas de final. A Ásia foi representada na mesma fase por Japão e Coreia do Sul - a única edição, inclusive, em que os continentes tiveram número igual de seleções no mata-mata.

Já nesta edição da Copa, a Seleção Brasileira será acompanhada da Argentina na próxima fase. A Ásia, por sua vez, será representada por Japão, Austrália e Coreia do Sul. É a primeira vez em que os asiáticos estarão em maior número que os sul-americanos a partir das oitavas de final.

Na segunda-feira (5), Brasil e Coreia do Sul decidem uma das vagas para as quartas de final. A partida acontece no 974 Stadium, às 16h (de Brasília).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.