Único tricampeão do mundo, Pelé é o maior jogador da história das Copas. Sua trajetória na competição começou ainda aos 17 anos, em 1958, na Suécia. E ele foi o grande nome do time de Vicente Feola, que garantiu a primeira taça brasileira batendo os donos da casa na decisão com dois gols dele, que já tinha brilhado antes nas semifinais, com um hat-trick diante da França.
Em 1962, no Chile, na conquista do bicampeonato, ele se machucou logo na segunda partida da fase de grupos, no empate sem gols com a Tchecoslováquia.
A maior decepção foi vivida em 1966, na Inglaterra, na única queda da Seleção Brasileira na fase de grupos de uma Copa do Mundo. Caçado em campo na partida que definiu a eliminação canarinho contra Portugal, Pelé não conseguiu fazer a diferença nos gramados ingleses.
A redenção e o tri vieram quatro anos depois, no México, quando o maior jogador da história se despediu das Copas sendo o maestro daquele que é considerado o maior time de futebol de todos os tempo, o Brasil de 1970, que levantou a taça com exibições históricas.
No total, Pelé disputou 14 partidas de Copa do Mundo e marcou 12 gols, média de 0,85.
Leia mais sobre Pelé: