Profissionais, amadores, “peladeiros” e até comentaristas esportivos “de fim de semana” sabem que o futebol não é justo. A história não mente, e coleciona exemplos também nas partidas de
Trinta e seis anos depois, os canadenses voltam a disputar o mundial. E logo na estreia, encararam os belgas sem medo no Ahmed bin Ali Stadium, na primeira partida das equipes pelo grupo F. Apesar do primeiro tempo imponente, com direito a um pênalti perdido, quem celebrou no fim da partida foi a Bélgica - muito por conta de outra grande atuação do goleiro Courtois.
A Bélgica assumiu a liderança isolada do grupo F, já que
O jogo
Sem jogar a Copa do Mundo há tanto tempo, a Seleção do Canadá voltou ao cenário internacional surpreendendo até mesmo o mais otimista canadense. Foram praticamente 45 minutos de muita pressão, intensidade e velocidade em campo.
Logo aos 7', Buchanan finalizou dentro da área, mas a bola pegou na mão de Carrasco. Chamado ao VAR, o árbitro marcou o pênalti, mas Courtois fez boa defesa na cobrança de Davies.
Aos poucos, a Bélgica passou a equilibrar a partida, especialmente porque as investidas do Canadá deixavam muito espaço para o contra ataque - sempre no comando de Hazard ou de Bruyne. Mesmo com muito ânimo, os canadenses ainda chegavam com frequência, mas sempre falhando na pontaria.
E como diz o famoso ditado, “quem não faz, leva”. Já nos minutos finais da primeira etapa, Alderweireld fez lançamento ainda na defesa, mas Batshuayi ganhou na disputa de corpo contra o zagueiro. O atacante belga invadiu a área e chutou forte para não só abrir o placar, mas jogar um balde de água fria nos ânimos canadenses.
No segundo tempo, a tendência seria que a Bélgica usasse a experiência e a vantagem para administrar o jogo, mas o panorama não foi “tão fácil assim”. Os canadenses mantiveram a forte pressão, e novamente dominaram as ações de perigo. Do outro lado, os corredores de contra ataque seguiam abertos aos belgas, mas não foram aproveitados.
Só nos minutos finais, a Bélgica conseguiu “esfriar” o jogo, e segurar mais a bola no campo ofensivo. Com tantos craques para decidir, o protagonismo acabou nas mãos do goleiro Courtois. Além de defesa de pênalti, ele foi exigido mais algumas vezes ao longo da partida, e impediu todas as tentativas de reação do Canadá.
Bélgica 1x0 Canadá
Bélgica: Courtois; Dendoncker, Alderweireld e Verthongen; Castagne, Tielemans (Onana), Witsel e Carrasco (Meunier); De Bruyne e Eden Hazard (Trossard); Batshuayi (Openda). Técnico: Roberto Martínez.
Canadá: Borjan; Johnston, Steven Vitória e Miller; Laryea (Adekugbe), Hutchinson (Koné), Eustáquio (Osorio) e Davies; Buchanan (Millar), Hoilett (Larin) e Jonathan David. Técnico: John Herdman.
Gol: Batshuayi (43' 1T) para a Bélgica
Cartões Amarelos: Carrasco, Meunier, Onana (Bélgica); Davies, Johnston (Canadá)
Cartões Vermelhos: --
Motivo: 1ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - grupo F
Data: 23 de novembro de 2022 (quarta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Ahmed bin Ali Stadium, em Al Rayyan, no Catar
Arbitragem: Janny Sikazwe (Zâmbia)
Assistentes: Jerson dos Santos (Angola) e Arsenio Marengula (Moçambique)
VAR: Juan Soto (Venezuela)