As nomes mais surpreendentes na convocação final da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo foram Daniel Alves e Gabriel Martinelli. Considerado um dos melhores brasileiros da posição nos últimos anos, o lateral está jogando e vem treinando com o time B do Barcelona. Para justificar a convocação do jogador de 39 anos, Tite exaltou a qualidade técnica do atleta.
“As pessoas têm que entender que os laterais na equipe brasileira não trabalham nas pontas. Não vai ter lateral ofensivo. Vai ter lateral construtor. A qualidade técnica que o Daniel Alves empresta nesse quesito é impressionante. A qualidade técnica para ser um organizador. É isso que ele pode nos proporcionar”, explicou.
Membro da comissão técnica da Seleção Brasileira, o preparador físico Fábio Mahseredjian lembrou que Dani Alves não foi convocado para os amistosos de setembro pela avaliação de estar abaixo fisicamente em relação aos companheiros. De acordo com ele, o lateral melhorou nos aspectos avaliados.
“Fomos a Barcelona e observamos dois dias de treinamento dele. Ele demonstrou grande evolução no quesito de força e potência. O Daniel Alves de hoje é o mesmo que veio conosco em todo o ano de 2022 e o mesmo que esteve nas Olímpiadas de 2021. Em termos físicos, ele está apto”, revelou.
Agressividade de Gabriel Martinelli
Com a possibilidade de convocar 26 atletas, três a mais do que acontece normalmente em Copas, Tite pôde selecionar nove atacantes, além dos meias ofensivos. Um dos escolhidos foi Gabriel Martinelli.
Com apenas 21 anos, o jogador revelado pelo Ituano é titular e um dos destaques do Arsenal na campanha que dá ao clube de Londres a liderança do disputado Campeonato Inglês. Tite justificou a decisão pelas características do atleta.
“A função do Gabriel Martinelli é um externo, ponta agressivo. Tem sido um dos destaques do Arsenal na primeira colocação da Premier League. É um jogador do lance individual, de transições em velocidade. Esteve conosco em duas convocações e vem mantendo o alto nível”, finalizou.
Programação da Seleção Brasileira
Os jogadores convocados por Tite se apresentam em Turim no dia 14 de novembro para a reta final de preparação para a Copa do Mundo. O embarque para o Catar acontece no dia 19, um dia antes da abertura do torneio.
A estreia da Seleção Brasileira está marcada para o dia 24 de novembro, contra a Sérvia. Quatro dias depois, o confronto será contra a Suíça.
O time comandado por Tite encerra a participação na fase de grupos no dia 2 de dezembro contra Camarões, considerado o adversário mais frágil do grupo.