(1998 – 2002- 2006)
Um dos maiores da história do futebol na posição, Roberto Carlos viveu momentos distintos em Copas do Mundo. O lateral foi titular absoluto e um dos principais nomes da Seleção Brasileira na conquista do pentacampeonato em 2002.
Dono de chute potente com perna esquerda, o jogador marcou um gol no Mundial disputado na Coréia do Sul e Japão. Ele abriu o placar na goleada por 4 a 0 sobre a China, na segunda rodada da fase de grupos.
Antes de conseguir a glória em 2002, Roberto Carlos havia vivido uma grande decepção na Copa do Mundo de 1998. Na decisão, a Seleção Brasileira foi derrotada por 3 a 0 para a França, que era anfitriã do torneio.
O lateral foi um dos atletas mais criticados na final por conta de um erro que desencadeou um escanteio para os franceses. Na cobrança, Zidane marcou de cabeça o primeiro gol da partida.
Em 2006, Roberto Carlos disputou a terceira Copa do Mundo como titular da Seleção Brasileira. Desta vez, a eliminação aconteceu de forma precoce, nas quartas de final do torneio. Os algozes foram mais uma vez os franceses.
Dono do lado esquerdo do Brasil em três edições de Mundiais, com um título e um vice-campeonato no currículo, o lateral se coloca como um dos mais importantes com a Amarelinha.
Ficha técnica
NOME: Roberto Carlos da Silva Rocha
NASCIMENTO: 10 de abril de 1973
LOCAL: Garça (SP)