Belo Horizonte
Itatiaia

Brasileirão: Comissão de Arbitragem aprova desempenho na 1ª rodada

Foram implementadas novas medidas como maior tempo de acréscimos e mais rigor contra reclamação

Por
Seneme elogiou a atuação dos árbitros na primeira rodada do Brasileirão
Seneme elogiou a atuação dos árbitros na primeira rodada do Brasileirão • Divulgação / CBF

A Comissão de Arbitragem da CBF aprovou o desempenho dos donos do apito na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Foram colocadas em prática, pela primeira vez, as orientações para a temporada 2023, como um maior tempo de acréscimos e maior rigor contra a reclamação de atletas e membros da comissão técnica.

Leia também

Jogos do Brasileirão terão acréscimos 'estilo' Copa do Catar

Brasileirão: 1ª rodada teve média de acréscimos de 14 minutos por jogo

"Havia uma expectativa da Comissão de Arbitragem de ver a reação e de como seriam na prática as implementações, os novos conceitos e interpretações que os árbitros receberam ao longo da pré-temporada. O saldo foi bastante positivo", festejou Wilson Seneme, presidente da comissão.

Segundo Seneme, nesta primeira rodada do Brasileirão, a arbitragem não se viu envolvida em lances polêmicos e ainda cumpriu à risca a ordem de agir com rigor em momentos de pressão por jogadores ou mesmo integrantes de comissões técnicas.

"É importante lembrar que todo esse trabalho é em função das recomendações e instruções que vêm da Fifa e que a CBF e a Comissão de Arbitragem colocam em prática", disse o presidente da Comissão de Arbitragem.

"A gente tinha a expectativa de como isso seria absorvido pelos clubes, a quem alimentamos com palestras ao longo das últimas semanas. Também já havíamos apresentado esse material que seria aplicado pelos árbitros aos presidentes dos clubes quando do Conselho Técnico da Série A", continuou.

Colaboração dos clubes com a arbitragem

O dirigente da arbitragem da CBF também se mostrou muito satisfeito com o respaldo que recebeu dos clubes.

"Não posso deixar de elogiar os clubes, que estão contribuindo para levarmos adiante nosso propósito de criar um ambiente em que a preocupação seja exclusivamente a de proteger o futebol, de proteção ao jogo de futebol", afirmou Seneme, que garantiu que a CBF está aberta para novas palestras nos clubes que ainda não receberam a visita, casos de Palmeiras, São Paulo e Flamengo.

(com agências)

Por

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)