Oklahoma City viveu um dia histórico nesse domingo (22). Com uma atuação decisiva de Shai Gilgeous-Alexander, o
O feito do armador canadense vai além do troféu: ele foi eleito o MVP das finais, coroando uma temporada que já o havia consagrado como MVP da temporada regular, e também cestinha da liga. Aos 26 anos, Shai se junta a um grupo extremamente seleto de lendas da NBA.
Antes dele, apenas Kareem Abdul-Jabbar (1971), Michael Jordan (quatro vezes nos anos 1990) e Shaquille O’Neal (2000) haviam conseguido, numa mesma temporada, liderar a pontuação da liga, ser eleito o jogador mais valioso da temporada regular e ainda levantar o troféu de campeão como MVP das finais.
Grande atuação e grande temporada
Na grande decisão, Shai foi o cestinha da partida com 29 pontos. Nas finais, o jogador de 26 anos teve médias de 30,3 pontos, 4,6 rebotes e 5,6 assistências, consolidando sua importância em uma equipe que dominou a Conferência Oeste ao longo de toda a temporada.
O Thunder terminou a fase regular com impressionantes 68 vitórias e apenas 14 derrotas — a melhor campanha da franquia desde sua fundação e com 16 jogos de vantagem sobre o segundo colocado, o Houston Rockets.
Os números do canadense apenas confirmam uma temporada de excelência: foram 32,7 pontos de média na temporada regular, a terceira consecutiva com mais de 30 pontos por partida, além de 6,4 assistências — melhor marca da carreira — e mais de 51% de aproveitamento nos arremessos.