A NBA tem um novo campeão. Trata-se do Oklahoma City Thunder, que venceu o Indiana Pacers por 103 a 91 neste domingo (22) e deu fim à série final decidida somente em sete jogos. A partida derradeira foi marcada pela
Por ter melhor campanha na fase classificatória, o Thunder pôde mandar uma possível e decisiva sétima partida no Paycom Center, em Oklahoma. O jogo corria normalmente, até a chocante lesão de Haliburton. O jogador machucou a perna direita e deixou a quadra aos prantos no primeiro quarto.
Tyrese Haliburton sofreu grave lesão e deixou a quadra chorando no jogo 7 das finais da NBA
A suspeita é de rompimento do tendão de Aquiles da perna direita. Apesar da lesão, os Pacers conseguiram manter o equilíbrio e foram ao intervalo em vantagem, com 48 a 47 no placar.
O intervalo foi crucial para o Thunder voltar melhor. A equipe do MVP da temporada regular Shai Gilgeous-Alexander foi para cima e, com jogo coletivo imponente, abriu larga vantagem do terceiro quarto em diante.
Ao fim, OKC conseguiu fechar o triunfo em 103 a 91. Shai, armador canadense e grande estrela do Thunder, anotou 29 pontos na partida e foi o cestinha da noite. Ele também foi eleito o melhor jogador das finais.
Shai Gilgeous-Alexander em lance contra os Pacers no jogo 7 das finais da NBA de 2025
O Thunder está na NBA desde a temporada 2008/2009, após mudança completa da antiga franquia: o Seattle SuperSonics. Foi o primeiro título como OKC e o segundo considerando o período como SuperSonics, conquistado em 1979.
A franquia de Oklahoma tinha um vice-campeonato, em 2012. À época, a equipe com as então promessas Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden foram derrotadas pelo Miami Heat de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.
Agora, o time de Shai, Chet Holmgren e Jalen Williams chega ao topo do melhor basquete do mundo sob o comando do jovem técnico Mark Daigneault, de 40 anos, comandante de OKC desde 2020.
O Indiana Pacers também buscava a primeira conquista na história - foi vice-campeão em 2000. Agora, o time que tem Pascal Siakam, Bennedict Mathurin e Andrew Nembhard terá que esperar para uma nova conquista.
Thunder x Pacers: histórico da série
- Jogo 1 - Thunder 110 x 111 Pacers - 5 de junho (quinta), às 21h30 - Band,
ESPN e Disney+ - Jogo 2 - Thunder 123 x 107 Pacers - 8 de junho (domingo), às 21h - Band,
ESPN e Disney+ - Jogo 3 - Pacers 116 x 107 Thunder - 11 de junho (quarta), às 21h30 - Band,
ESPN e Disney+ - Jogo 4 - Pacers 104 x 111 Thunder - 13 de junho (sexta), às 21h30 - Band,
ESPN e Disney+ - Jogo 5 - Thunder 120 x 109 Pacers - 16 de junho (segunda), às 21h30 - Band,
ESPN e Disney+ - Jogo 6 - Pacers 108 x 91 Thunder - 19 de junho (quinta), às 21h30 - Band,
ESPN e Disney+ - Jogo 7 - Thunder 109 x 91 Pacers - 22 de junho (domingo), às 21h - Band,
ESPN e Disney+
A série teve contornos de emoção e foi nivelada por cima. Os Pacers abriram a série em vantagem, abrindo 1 a 0 e 2 a 1, levaram a virada, mas conseguiram a igualdade.
No jogo 1, os Pacers contaram com game winner de Haliburton para vencer o Thunder fora de casa. OKC conseguiu empatar em 1 a 1 em demonstração de força coletiva, com o armador Alex Caruso e o ala Aaron Wiggins se destacando ao sair do banco de reservas.
No terceiro jogo, última vez que os Pacers lideraram a série, Mathurin brilhou para a primeira vitória de Indiana em casa, no Gainbridge Fieldhouse. Depois, OKC conseguiu tomar a liderança.
Na quarta partida,
Contudo, os Pacers venceram o jogo 6 em casa com com duplo-duplo de 16 pontos e 13 rebotes de Siakam e forçaram a sétima partida em Oklahoma. A NBA não via uma final chegar a sete jogos desde 2016, com Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers.
OKC teve a melhor campanha na temporada regular, na ponta da Conferência Oeste com 68 vitórias e 14 derrotas, e mandaram o duelo derradeiro. Os Pacers avançaram aos playoffs como quarto colocado do Leste. A campanha foi de 50 vitórias e 32 derrotas.
Elenco do campeão Oklahoma City Thunder
- Shai Gilgeous-Alexander
- Dillon Jones
- Luguentz Dort
- Jylin Williams
- Chet Holmgren
- Jalem Williams
- Alex Caruso
- Isaiah Joe
- Ousmane Dieng
- Adam Flagler
- Branden Carlson
- Aaron Wiggins
- Cason Wallace
- Ajay Mitchell
- Kenrich Williams
- Nikola Topic
- Isaiah Hartenstein
- Alex Ducas
Quando volta a NBA
A NBA está programada para retornar em 21 de outubro de 2025, com o início da temporada 2025/2026. Até lá, a expectativa é de um mercado de trocas quente, como ocorreu neste domingo, com a