Principal liga de basquete do mundo, a
A NBA está cada vez mais próxima de conseguir um de seus objetivos, que é instaurar uma liga própria na Europa. Ela conta com o apoio da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e, nesta segunda-feira (19), fez uma reunião com cerca de 250 pessoas em Londres, na Inglaterra, revelou o The Athletic.
Adam Silver confirmou que teve contato direto de representantes de Manchester City, Manchester United, Paris Saint-Germain, Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique e Milan, gigantes do futebol europeu. Os dois espanhóis já possuem times de basquete de sucesso. Outros clubes de destaques do esporte na Europa, como o Olimpia Milano, da Itália, Panathinaikos Atenas, da Grécia, e ASVEL Villeurbanne, da França, também demonstraram interesse na NBA Europa.
Entre os presentes na reunião estava o histórico jogador espanhol da NBA, Paul Gasol, que pode ser um dos garotos-propaganda da liga na Europa. Além dele, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), a Nike, a Amazon Prime, entre outras grandes marcas e instituições, tiveram representantes.
Muitos detalhes da nova liga ainda precisam ser finalizados oficialmente. A meta provisória de início da NBA Europa é outubro de 2027. A expectativa é ter 16 clubes, sendo 12 vagas permanentes e quatro por meio de classificação.
Os países atualmente visados para a NBA Europa incluem a Grã-Bretanha (com as possíveis cidades-sede sendo Londres e Manchester), França (Paris e Lyon), Espanha (Madri e Barcelona), Itália (Roma e Milão), Alemanha (Munique e Berlim), Grécia (Atenas) e Turquia (Istambul).
Nesta semana, a NBA realizou dois jogos na Europa. Ambos foram entre Memphis Grizzlies e Orlando Magic. No primeiro, em Berlim, na Alemanha, vitória do Magic (118x111). No segundo, em Londres, na Inglaterra, o Grizzlies deu o troco (126x109).