Ouvindo...

NBA mira retorno ao Brasil, mas esbarra em falta de ginásios, diz vice-comissário

Mark Tatum afirmou que a liga tem interesse em voltar ao Brasil, mas espaços com padrão internacional são escassos

NBA pode voltar a realizar jogos internacionais do Brasil

O Brasil pode voltar a receber jogos da NBA em breve. Ao menos é o que projeta o vice-comissário da liga, Mark Tatum. Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (2), o dirigente afirmou que o interesse pelo basquete norte-americano no país está em seu ponto mais alto, mas ponderou que a ausência de uma arena com padrão internacional em São Paulo ainda é um obstáculo para a realização de partidas no território brasileiro.

“Estive em São Paulo há algumas semanas e conversei com o governador sobre isso. Muita gente me pergunta quando a NBA vai voltar a jogar no Brasil. A verdade é que o interesse da torcida brasileira nunca foi tão grande quanto agora”, afirmou Tatum.

Segundo o vice-comissário, a principal barreira para que os jogos se tornem realidade é estrutural. De acordo com ele, o estado de São Paulo — que concentra parte significativa do público da liga — ainda não conta com uma arena que atenda às exigências técnicas da NBA.

“O desafio tem sido o local. Não temos um ginásio de nível internacional em São Paulo. Isso foi discutido com o governador e com investidores locais. Há um entendimento de que isso precisa mudar, e houve um comprometimento nesse sentido”, revelou.

Rio de Janeiro é alternativa

Com isso, o caminho estaria aberto para que a liga volte não apenas à capital paulista, mas também ao Rio de Janeiro, cidade que já recebeu jogos de pré-temporada da NBA em 2013 e 2014.

Na época, o Rio foi palco dos confrontos entre Chicago Bulls e Washington Wizards, e depois entre Cleveland Cavaliers e Miami Heat, ambos disputados na Arena Carioca 1, construída para os Jogos Olímpicos de 2016.

A expectativa por um retorno da liga ao Brasil cresce em meio à reta final da atual temporada da NBA. A grande decisão será entre Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers, com início marcado para esta quinta-feira (5).

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports