Ouvindo...

Times

Morre Jerry West, lenda que se tornou ‘logo’ da NBA, aos 86 anos

Ex-jogador fez história pelo Los Angeles Lakers e se transformou na ‘logo da NBA’ há mais de 50 anos

Morreu nesta quarta-feira (12) o ex-jogador de basquete Jerry West. Ele tinha 86 anos e não teve a causa da morte informada.

West nasceu no estado da Virgnia Ocidental, nos Estados Unidos, em 1938. Ele defendeu o time de basquete da universidade do próprio estado por três anos, antes de ser escolhido pelos Lakers no Draft da NBA em 1960.

Leia também

Pela equipe de Los Angeles, o ex-armador teve uma carreira de grande sucesso. Foram 14 anos no time, com impressionantes 932 jogos e médias de 27 pontos, 6.7 assistências e 5.8 rebotes. West conquistou o título apenas uma vez, na temporada de 1971/1972.

Jerry West ainda colecionou prêmios individuais na carreira. Ele foi eleito 14 vezes “All-Star” da NBA, além de ter sido eleito cinco vezes para o time defensivo do ano e uma vez MVP (melhor jogador) das finais. Esse feito, por sinal, tem grande notoriedade no esporte, já que West foi o primeiro MVP das finais que não foi campeão na temporada.

Outra conquista de destaque da carreira do jogador foi a medalha de ouro na Olimpíada de 1960, em Roma-ITA, com a Seleção dos Estados Unidos. No ano anterior, ele também fez parte do time campeão Pan-americano nos Jogos de Chicago.

A última atuação do ex-jogador no esporte foi como consultor do Los Angeles Clippers, rival dos Lakers. Como dirigente, West foi campeão da NBA oito vezes, além de ter sido escolhido o executivo do ano em duas temporadas.

Inspiração para a logo da NBA

Em 1969, Alan Siegel, CEO da Siegelvision, uma consultoria de identidade de marca, estava preparando um projeto para a criação de uma “logo” para a NBA. O trabalho de análise e pesquisa levou à escolha de Jerry West como “rosto” da liga, apesar de a logo não ter referência direta a ele.

Apesar das semelhanças claras, a própria NBA nunca reconheceu que West foi a inspiração, até mesmo para não precisar pagar quantias milionárias por direitos de imagem ao longo de mais de 50 anos.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais