Ouvindo...

Família encontra ex-jogador de basquete do Minas que estava desaparecido em São Paulo

Família não tinha notícias de Rafa Moreira, de 33 anos, desde a última segunda-feira (25)

Rafa Moreira em jogo do Drible Certo 3x3

A família de Rafa Moreira, ex-jogador de basquete do Minas Tênis Clube, anunciou que o atleta foi encontrado. Ele estava desaparecido desde a última segunda-feira (25) em São Paulo.

Rafael foi encontrado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de localização ainda desconhecida, e está sob tratamento médico. Nas redes sociais, a família agradeceu o apoio e a ajuda nas buscas.

“Informamos com alívio que Rafael Moreira foi localizado e está atualmente sob cuidados médicos especializados. Neste momento, sua saúde e bem-estar estão sendo acompanhados com toda a atenção necessária. A família agradece profundamente a todos que ajudaram nas buscas, bem como às manifestações de carinho, preocupação e apoio – especialmente da comunidade do basquete, que se mostrou presente e solidária em um momento tão difícil. Pedimos respeito e compreensão enquanto seguimos focados na recuperação do Rafael Moreira com todo o cuidado e privacidade que ele merece. Obrigado”, escreveu a família do jogador de basquete 3x3.

Leia também

Entenda o caso

Após quase 10 anos na elite do basquete profissional, nos últimos tempos Rafael Moreira disputava campeonatos 3 x 3, pelo Drible Certo Paulistano. Inclusive, no dia em que desapareceu, o atleta foi campeão da Super Liga 3x3. Ele foi registrado em um vídeo publicado nas redes oficiais do time campeão, 12 horas antes do momento em que começou a ligar para a família.

Logo após chegar em casa, na Região de Interlagos, desapareceu. Segundo a família, ele não fez malas, e saiu com a roupa do corpo e o celular.

“Eu acho que também levou a carteira, mas não deu nenhuma informação para ninguém sobre para onde ia, nem para os meninos do time, nada. Os meninos o viram saindo, mas ele não falou nada”, disse Regina Moreira, irmã do atleta, em entrevista à Itatiaia.

Para a reportagem, Regina afirmou que o atleta passava por um momento difícil na vida, apesar de não ter laudo de doença psiquiátrica.

“Como família, a gente quer encontrar ele bem fisicamente, porque mentalmente a gente tem certeza que ele não está bem. Ele precisa de ajuda, mas ele precisa querer ser ajudado. Então agora na nossa preocupação é achar ele”, afirmou Regina Moreira.

A irmã do atleta contou que ele chegou a ligar para amigos e familiares na terça-feira (26), pela manhã. Nas ligações, em tom de despedida, ele pediu desculpas às pessoas próximas.

“Hoje (terça) de manhã, a partir das 10 e pouco, ele começou a mandar mensagens para algumas pessoas. Ele chegou a se despedir e pedir perdão. Para minha mãe, ele disse para perdoá-lo e falou que não deixaria ninguém falar. Infelizmente, ele só atendeu e falou sozinho, pedia perdão e desligava. Até agora, não conseguimos contato com ele”, afirmou Regina.

Carreira de Rafael Moreira

Ala-pivô de 2,01m, Rafa iniciou a carreira no Suzano, em 2012. Em 2013, se transferiu para fazer sua primeira passagem pelo Minas. Depois, jogou por Macaé, Mogi Mirim e Brasília. Em 2019, teve sua melhor temporada em termos de pontos por jogo, com 11.7 em 25 minutos.

Em 2020/21, teve a segunda passagem pelo Minas, em que anotou cinco pontos de média por jogo. Seu último ano no NBB foi em 2021/22, pelo Cerrado Basquete.

Ao todo, ele jogou 202 jogos de NBB, com uma média de sete pontos por jogo, 3 rebotes e 0.8 assistências.

Rafa Moreira está desaparecido em São Paulo

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.