Ouvindo...

Basquete: clubes brasileiros revivem impasse sobre disputa da Champions League

Briga entre CBB e LNB deixa, por mais um ano, participação brasileira no torneio internacional incerta

Os clubes brasileiros reviveram, este ano, o impasse que passaram em 2023 a respeito das disputas das competições interclubes da Federação Internacional de Basquete (Fiba) na temporada 2023/2024. O motivo é uma briga política envolvendo Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, e Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

No ano passado, a CBB retirou a chancela do NBB como torneio oficial. Com isso, a Fiba não pôde a princípio convidar equipes brasileira do NBB, competição de elite do basquete brasileiro, para Liga Sul-Americana e Champions League Américas.

A Liga Sul-Americana de 2023, torneio de segundo nível, foi disputada sem brasileiros. Já a Champions contou com brasileiros convidados a partir das colocações no último NBB, apesar do não reconhecimento da liga.

Leia também

Em 2024, a situação começou a se repetir. Não houve nenhuma indicação de equipes brasileiras para disputa da Sul-Americana, e o torneio novamente não contará com clubes do país - apesar de comprometimento da Fiba com o caso. Bauru, Vasco e Paulistano estavam previstos na “Sula”.

“O propósito desta carta é confirmar que para a Liga Sul-Americana 2023, a FIBA decidiu por não convidar nenhum clube do Brasil. A decisão foi baseada no fato de que em maio de 2023 a Confederação Brasileira de Basketball confirmou o não reconhecimento da Liga Nacional de Basquete e sua liga. A FIBA reconhece a CBB como a mais alta governança do basquete no Brasil. Sem o reconhecimento da CBB a LNB, a FIBA não pôde convidar clubes membros do NBB ou da CBB para participarem da edição de 2023. A FIBA segue monitorando de perto uma potencial solução da situação acima e espera contar com os clubes brasileiros em futuras edições da LSB”, escreveu a Fiba em carta de novembro de 2023 publicada no site da CBB.

A Itatiaia apurou que, com a nova negativa, os clubes brasileiros que em tese estão garantidos na Champions League da temporada 2024/2025, Franca, Flamengo e Minas, começam a se articular. Haverá uma reunião entre clubes do NBB em 7 de outubro, e essa questão estará na pauta.

A ausência brasileira na Champions ainda é dificultada pois a competição é uma sociedade entre as ligas brasileira e argentina com a Fiba. O NBB começará em 12 de outubro, enquanto o calendário de Sul-Americana e Champions ainda será divulgado.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais