Ouvindo...

Basquete: Baralle valoriza sequência no KTO Minas e revela sonhos da carreira

Armador argentino de 25 anos foi o destaque do Minas em 2023/24 e vai para a segunda temporada no clube

Destaque do KTO Minas na temporada 2023/2024, o armador argentino Franco Baralle continuará na equipe por mais um ano e valorizou a sequência no clube. O jogador concedeu entrevista à Itatiaia e abriu o jogo sobre as pretensões do time e também sobre os sonhos na carreira.

Baralle valorizou a sequência no Minas e também a montagem da nova equipe. Foram quatro permanências (uma delas, Baralle) e quatro contratações para a nova temporada. Os minas-tenistas disputarão NBB, Copa Super 8 (caso terminem entre os oito melhores no primeiro turno do NBB) e Champions League Américas.

“Falta um tempo para as competições, mas o time tem que ir melhorando no dia a dia, tentando tirar as melhores coisas que temos. Mas a melhor versão do time tem que ser no segundo turno, chegando nos playoffs. É ter paciência, vai levar tempo, temos três competições, muita coisa e temos que ter paciência, ir passo a passo”, disse.

O argentino também disse que não esperava ter o impacto que teve logo no primeiro ano no Brasil, após defender o Quimsa-ARG. Baralle foi candidato aos prêmios de Melhor Armador e Estrangeiro do Ano do último NBB, quando o Minas foi terceiro colocado.

“Não esperava, na verdade. Sempre tento melhorar a cada temporada, era uma coisa nova para mim, sair da Argentina, fora de casa. Tentei fazer o melhor, no início foi um pouco difícil acostumar com o jogo aqui, mas depois tudo fluiu. O time também ajudou”, disse.

O jogador também falou sobre Seleção Argentina, na qual defendeu e foi campeão nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Baralle falou com tranquilidade sobre o fato, elogiou os companheiros e disse que aguarda novas oportunidades.

“Tive meus momentos, mas agora tenho que esperar o Campazzo aposentar. A armação da seleção está bem coberta, (Facundo Campazzo), (Nicolás) Laprovittola, (Luca) Vildoza. Desfruto de vê-los jogar, sei da minha posição neste momento, meu nível, posso ainda subir, mas será ano a ano, não tenho pressa. Tive meu momento, aproveitei não somente para jogar, mas quando tive chance de estar com Campazzo, de estar perto, aprender, pois é meu ídolo”, disse.

Baralle também afirmou que planeja e tem o sonho de atuar na Europa. “É meu sonho jogar no máximo do meu nível, tenho sonho também de jogar na Europa, mas não tenho pressa não (...) Para isso, tenho que seguir trabalhando, estou no lugar certo no momento da carreira, em um clube que me dá todas as coisas para melhorar”.

Íntegra da entrevista com Franco Baralle

Novo time

“Montou-se um bom time. Começamos a treinar há quatro semanas, Luis Montero chegou agora, Scott (Machado) semana passada, vamos tentar ajustar para eles entrarem no time. Falta um tempo para as competições, mas o time tem que ir melhorando no dia a dia, tentando tirar as melhores coisas que temos. Mas a melhor versão do time tem que ser no segundo turno, chegando nos playoffs. É ter paciência, vai levar tempo, temos três competições, muita coisa e temos que ter paciência, ir passo a passo”.

Desempenho em 2023/24

“Não esperava, na verdade. Sempre tento melhorar a cada temporada, era uma coisa nova para mim, sair da Argentina, fora de casa. Tentei fazer o melhor, no início foi um pouco difícil acostumar com o jogo aqui, mas depois tudo fluiu. O time também ajudou, era muito unido. A gente se juntava muito, isso ajudou, fazíamos churrascos, mas eles faziam bem, Felipe Vezaro, Renan Lenz, isso também ajudou. Depois o jogo, característica do Léo (Costa), tem muito conceito similar ao da Argentina. Foi fluindo, nada forçado”.

Até onde o KTO Minas pode chegar?

“Temos que ir com calma. Um time quase novo, temos Alê (Paranhos), Danilo (Fuzaro) e Rafa (Mineiro) do ano passado, eu também, quatro jogadores novos. Temos que ajustar as coisas, não é o momento para falar como vai o time, ou até onde vai o time. Tem que ser no momento certo, não pode colocar muita expectativa pois pode jogar contra. Tem que ir tranquilo e trabalhar para melhorar, e as coisas vão acontecer pois trabalhamos para isso. Ano passado fomos bem, ficamos perto de uma final no NBB, no Super 8 queríamos final mas não deu, mas tranquilo. Este ano temos Champions, mas prefiro ir dia a dia”.

Baralle ainda melhor em 2024/25?

“Igual disse ano passado, não estou procurando prêmios individuais, sempre quando estive na Argentina, no Quimsa, sempre comemorei títulos e procuro isso. Nas lembranças ficam mais os títulos que ganhei, os campeonatos do que destaque individual, pois me lembro muito do time que comemorei títulos. Farei o melhor, se for melhor que ano passado, será bem-vindo. Sempre estarei à disposição”.

Baralle pensa em Seleção Argentina?

“Na verdade, sempre jogo no máximo para render e se tiver a chance, quando chegar, estar pronto na seleção. Tive meus momentos, mas agora tenho que esperar o Campazzo aposentar. A armação da seleção está bem coberta, Campazzo, Laprovittola, Vildoza. Desfruto de vê-los jogar, sei da minha posição neste momento, meu nível, posso ainda subir, mas será ano a ano, não tenho pressa. Tive meu momento, aproveitei não somente para jogar, mas quando tive chance de estar com Campazzo, de estar perto, aprender, pois é meu ídolo. Depois tive o momento no Pan-Americano, foi o principal armador, estava pronto, fomos campeões, ficamos com o ouro, não tenho que desesperar porque se eu fizer bem vai chegar, tenho que ter certeza para estar pronto”.

Sonho de jogar na Europa

“O jogador argentino é procurado por muitas ligas, é verdade. É uma coisa que é diferente dos demais, sempre os argentinos vão bem, são poucos os casos que não vão bem. É meu sonho jogar no máximo do meu nível, tenho sonho também de jogar na Europa, mas não tenho pressa não. Espero minha cidadania, quero passaporte europeu para não ocupar vaga de estrangeiro. Seria cidadania espanhola, tentei italiana, não deu certo por burocracia, mas vamos esperar. Para isso, tenho que seguir trabalhando, estou no lugar certo no momento da carreira, em um clube que me dá todas as coisas para melhorar. A estrutura do Minas deve ser uma das melhores da América do Sul, tenho que aproveitar, acho que agora estou no momento certo”.

O quinteto ideal de Baralle

  • Facundo Campazzo
  • Stephen Curry
  • Manu Ginóbili
  • Kevin Durant
  • LeBron James

Elenco do KTO Minas para 2024/25

  • Armadores: Franco Baralle, Scott Machado e Lucas Rodríguez
  • Ala-armadores: Juan Pablo Arengo, Luis Montero e Murilo Kuehne
  • Alas: Danilo Fuzaro, Yuri Neptune e Fernando Fernandes
  • Ala-pivôs: Rafa Mineiro e Jeremy Hollowell
  • Pivôs: Alexandre Paranhos, Wini Silva e Vinci de Paula

Os minas-tenistas, que estão em treinamento, vão estrear na temporada em 12 de outubro. O adversário será o Brasília, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, pela primeira semana da fase classificatória do NBB.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais