O Brasil começará nesta segunda-feira (19), em Ruanda, a disputa do Qualificatório Pré-Mundial Feminino. Será a primeira vez que este classificatório será disputado visando à Copa do Mundo em 2026, na Alemanha.
A Seleção Brasileira vai estrear contra Filipinas, às 9h (de Brasília) desta segunda. Hungria e Senegal também estão na chave.
Apesar disso, a seleção que não garantir um lugar pelo qualificatório terá a chance via copas continentais em 2025. Os Pré-Mundiais de Basquete Feminino da Fiba contarão com 24 equipes.
Serão os ganhadores das competições de pré-qualificação do México e de Ruanda e outras 22 equipes determinadas pelos resultados nas copas continentais de 2025, como a AmeriCupW de 2025.
“Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA, como parte de um campo ampliado”, divulgou a Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
“Esta expansão aumenta a inclusão e a competitividade e cria mais oportunidades para o basquete feminino, com 28 seleções nacionais femininas participando em competições globais este ano e 32 seleções no ano da Copa do Mundo em 2026, em linha com os números da Copa do Mundo masculina, apenas num formato diferente de disputa”, completou.
Seleção Brasileira para o Qualificatório Pré-Mundial
- Maria Albiero - Ituano
- Carina dos Santos - Sampaio
- Alana Gonçalo - Sampaio
- Micaela Duarte - Corinthians/Esperia
- Gabriela Sossô - SESI Araraquara
- Leila Zabani - Ituano
- Emanuelly Oliveira - SESI Araraquara
- Thayná Silva - Sodiê Mesquita
- Gabriela Guimarães - Ituano
- Letícia Josefino - SESI Araraquara
- Aline Moura - SESI Araraquara
- Monique Teresa - Ituano
- Bruna Rodrigues (técnica)