Após longa indefinição, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta quinta-feira (26) a participação de três equipes brasileiras na Champions League Américas. O torneio interclubes, o principal do continente com exceção à NBA, começará em 13 de dezembro.
Franca, atual campeão de Novo Basquete Brasil (NBB), Copa Super 8 e da própria Champions; São Paulo, último vice do NBB; e Flamengo, terceiro colocado no NBB passado, vão disputar o torneio continental na temporada 2023/2024.
Além de duas vagas via NBB, em tese, o Brasil teria mais uma vaga pelo título da Liga Sul-Americana - o Bauru venceu o torneio em 2022 - e por uma equipe da Super 8. Apesar disso, o time bauruense não ficou com a vaga por questões financeiras e nem um outro time foi indicado, já que o Franca venceu Super 8 e NBB. O quarto colocado da última edição do NBB foi o Minas.
A indefinição foi resolvida na Champions, mas não na Liga Sul-Americana. A Fiba buscou evitar atritos e, diante do entrevero entre CBB e LNB, promoveu a edição deste ano da “Sula” sem brasileiros.
Seriam quatro vagas: três via NBB, dos melhores colocados que não estivesse na Champions; e do campeão do Campeonato Brasileiro da CBB, vencido pelo Cruzeiro em 2023.
Mesmo sem a chancela da Fiba, o NBB foi planejado para a temporada 2023/2024 e está em disputa normalmente. A elite nacional está na segunda semana da fase classificatória, e o Minas lidera com três vitórias.
Grupos da Champions League Américas 2023/2024
Grupo A
Real Estelí-NIC
Halcones de Xalapa-MEX
Gladiadores de Anzoátegui-VEN
Grupo B
Quimsa-ARG
São Paulo
Nacional-URU
Grupo C
Hebraica y Macabi-URU
Flamengo
Boca Juniors-ARG
Grupo D
Franca
Obras Sanitarias-ARG
Universidad de Concepción-CHI