A quinta-feira (10) da semana que vem será um dia importante para o basquete brasileiro. A Federação Internacional de Basquete mediará, mais uma vez, uma reunião entre representantes da Liga Nacional de Basquete (LNB) e Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A reunião será no Rio de Janeiro.
Esse será o quinto encontro entre as partes. Em pauta está a organização do campeonato nacional no Brasil. Recentemente,
Neste momento, há indefinição sobre como seriam disputados os campeonatos nacionais. Clubes que disputaram as últimas edições do o NBB, com os maiores investimentos do país, já anunciaram que vão seguir a LNB e pretendem disputar a competição. Um termo de “compromisso com o desenvolvimento da modalidade” foi assinado por 20 agremiações.
No entanto, nos bastidores, os dirigentes seguem conversas próprias sobre o futuro do campeonato. A CBB promete o lançamento de um produto próprio para ser o Campeonato Nacional, enquanto a LNB confia nos acordos já firmados para a realização de mais uma edição do NBB. Há possibilidade de “troca de lado” pelos clubes.
Clubes que assinaram comunicado de compromisso com a LNB
Associação Atlética Unifacisa – PB
ABAP – Associação Basquetebol Arte de Pato Branco – PR
Associação Bauru Basketball Team – SP
Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes – Rio Claro – SP
Associação Desportiva de Mogi das Cruzes – SP
Associação Esportiva e Recreativa Cerrado – DF
Botafogo de Futebol e Regatas – RJ
Brasília Basquete – LB Produções e Eventos – DF
Caxias do Sul Basquete Associação Esportiva e Recreativa – RS
Club Athletico Paulistano – SP
Club de Regatas Vasco da Gama – RJ
Clube de Regatas do Flamengo – RJ
Esporte Clube Pinheiros – SP
Esporte Clube União Corinthians – RS
Fortaleza Basquete Cearense – CE
Minas Tênis Clube – MG
São José Desportivo – SP
São Paulo Futebol Clube – SP
Sesi Franca Basquete – SP
Sport Club Corinthians Paulista – SP
NBB x Brasileiro e LNB x CBB
A relação entre LNB e CBB não é das melhores. A confederação (que administra também Seleções Brasileiras e a Liga de Basquete Feminino - LBF) chancelava o NBB, mas desgastes já apontavam para um rompimento formal.
O último atrito envolveu a Liga Sul-Americana de 2022, torneio de segundo nível das Américas - a Champions League Américas é o principal. O São José, então campeão do Brasileiro, teve o direito de disputar o campeonato.
A vaga internacional para o torneio da CBB, considerado tecnicamente inferior, enfureceu a LNB, que chegou a processar a entidade. O São José optou por não disputar a Sul-Americana, e a Liga Sorocabana, então vice-campeã, ficou com a vaga.
Bauru (que se sagrou campeão da Sul-Americana), São Paulo e Unifacisa, todos do NBB, foram os outros brasileiros no campeonato - ficaram entre a quarta e sexta posição da liga nacional da temporada 2021/2022. O Paulistano, sétimo do NBB, viu-se prejudicado com a vaga sendo concedida à Liga Sorocabana, do Brasileiro da CBB.