Ouvindo...

Copa Intercontinental da Fiba: entenda o ‘Mundial de Clubes’ do basquete

Torneio começa nesta quinta-feira (21) e tem o Franca como representante brasileiro e do basquete latino

Copa Intercontinental será disputada em Singapura

Começa nesta quinta-feira (21) a Copa Intercontinental da Federação Internacional de Basquete (Fiba), considerada o “Mundial de Clubes” da modalidade. Serão seis equipes, de países diferentes, que disputam o título em Kallang, na Singapura.

Franca, campeão da Champions League Américas; G-League Ignite-EUA, da Liga de Desenvolvimento da NBA; Zhejiang Golden Bulls-CHN, da Associação Chinesa de Basquete (CBA); Al Ahly-EGI, campeão da Liga de Basquete da África (BAL); Bonn-ALE, campeão da Champions League Europa; e Manama Club-BAH, campeão Super Liga do Oeste Asiático, são os times em disputa.

O torneio se notabilizou pela disputa da melhor equipe da América Latina, campeões da Liga das Américas ou, atualmente, da Champions League Américas, contra o atual campeão da Euroliga, torneio de elite da Europa. Contudo, após desavenças, a competição conta com o campeão da Champions (terceiro escalão europeu).

Ainda há mais convidados do que em outros torneios, como o representante da G-League. Equipes da NBA nunca disputaram este Mundial. O atual campeão da Copa Intercontinental é o Tenerife, da Espanha.

Regulamento

Os seis times estão divididos em dois grupos, com três equipes cada. O campeão de cada chave avança à final; Al Ahly, G-League Ignite e Franca formam o A, enquanto Bonn, Zhejiang Golden Bulls e Manama são do B.

Os jogos do Franca no torneio

22/09/2023 (sexta-feira), às 4h (de Brasília) - Franca x Al Ahly

23/09/2023 (sábado), às 4h (de Brasília) - G-League Ignite x Franca

A final da Copa Interconinental será disputada no domingo (24).

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.