Ouvindo...

Basquete: saiba qual será o primeiro jogo do NBB na temporada 2023/2024

Campeonato contará com 19 equipes e começará em 13 de outubro, com partida às 20h

LNB detalhou a tabela do NBB até 4 de dezembro, pouco antes do fim do primeiro turno da fase classificatória

A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou, nessa terça-feira (12), data e horário dos primeiros jogos do Novo Basquete Brasil (NBB) até 4 de dezembro deste ano. A primeira partida desta edição do torneio, disputado desde 2008, será entre Flamengo e Minas, às 20h de 13 de outubro (sexta-feira), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Contudo, a abertura oficial deste NBB será em 21 de outubro (sábado), às 18h, em partida entre Franca e São Paulo, no Pedrocão, na cidade do interior paulista. Os francanos são os atuais campeões e venceram o Tricolor na última decisão.

Além de Flamengo x Minas, Flamengo x Pato, às 17h de 15 de outubro (domingo), no Maracanãzinho, foi antecipado. Segundo a LNB, a intenção é adequar o calendário à disputa dos Jogos Pan-Americanos deste ano, em Santiago, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro.

Dos 12 jogadores convocados para a disputa do Pan, 11 atuam no NBB, pelas seguintes equipes: Flamengo, Franca, Corinthians, Pinheiros e Minas. Na temporada 2023/2024, 19 clubes brigam pelo título do torneio.

NBB sem chancela

Será a primeira edição do NBB sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Em junho deste ano, após diversos ensaios, a entidade deixou de reconhecer o NBB como torneio oficial e começou a organizar um Campeonato Brasileiro.

Sem a chancela, por exemplo, os times do NBB podem não disputar torneios internacionais, como Champions League Américas (maior competição do continente) e Liga Sul-Americana (a edição de 2023 não contará com brasileiros diante do impasse no basquete nacional).

Os detalhes do novo Brasileirão ainda serão divulgados, mas os times poderão disputar o Brasileiro da CBB e o NBB simultaneamente.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.