A dupla formada por Luisa Stefani e Rafael Matos é campeã do Aberto da Austrália, um dos quatro torneios de tênis mais importantes do circuito mundial. Nas últimas horas da noite desta quinta-feira (26), eles bateram os experientes indianos Rohan Bopanna e Sania Mirza por 2 sets a 0, parciais de 7/6(2) e 6/2 .
O feito dos dois tenistas é histórico, já que nunca uma dupla formada totalmente por brasileiros havia vencido um Grand Slam.
Rafael Matos, de 27 anos, e Luisa Stefani, de 25, são destaques do circuito também nos respectivos naipes e se colocam como uma esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Antes de sofrer uma grave lesão quando vivia o melhor momento da carreira e estava na semifinal do US Open, Stefani faturou a medalha de bronze em Tóquio, ao lado de Laura Pigossi.
O Jogo
A dupla brasileira começou melhor a partida e quebrou o saque de Bopanna logo nos primeiros games. Contando com ótimas devoluções, principalmente no saque de Luisa Stefani, os indianos conseguiram a virada e chegaram a sacar para o set, mas os brasileiros buscaram nova quebra no momento decisivo e igualaram o placar.
No tiebreak da primeira parcial, Mirza, que vinha sendo o destaque da parveria adversária, errou duas bolas fáceis e ajudou os brasileiros a levarem a melhor em 7 a 2.
No fundo de quadra, Rafael Matos levou a melhor em quase todos os pontos mais longos. O gaúcho tem uma experiência maior como jogador de simples e se beneficiou nas trocas de bola mais demoradas.
Como já é de costume, Stefani fechou a rede e conseguiu definir alguns pontos com voleios importantes.
Jogando melhor que os adversários, os brasileiro conseguiram uma quebra de serviço logo no primeiro game de saque dos indianos e seguiram controlando a partida até fechar o jogo em... para conquistar o primeiro título de Grand Slam da carreira de ambos.