Ouvindo...

Presidente da Federação Francesa é afastado após nova denúncia de assédio

Noël Le Graët está envolvido em diversos escândalos e polêmicas e não resistiu a uma nova acusação, feita esta semana por uma agente de futebol

Presidente da Federação Francesa de Futebol, Noël Le Graët, está envolvido em diversos escândalos e polêmicas

Envolvido em diversos escândalos e polêmicas, Noël Le Graët foi afastado da presidência da Federação Francesa de Futebol (FFF). A decisão foi tomada pelo Comitê Executivo Extraordinário do organismo, em reunião realizada nesta quarta-feira (11), em Paris.

Leia também

Justiça da Espanha aceita denúncia de assédio contra Daniel Alves

Quatro treinadores são banidos por assédio nos EUA

Na terça-feira (10), Le Graët foi acusado de assédio sexual pela agente de futebol Sonia Souid. “Ele me disse cara a cara, em seu apartamento, muito claramente, que se eu quisesse que ele me ajudasse, teria que ter relações”, afirmou Souid, que desejava se reunir com Le Graët para discutir maneiras de promover o futebol feminino. As declarações foram feitas ao jornal esportivo L'Équipe e à rádio RMC.

A denúncia foi o mais recente escândalo envolvendo o presidente da FFF. Em uma investigação, a revista So Foot tinha abordado comportamentos inapropriados de Le Graët, especialmente em mensagens de texto com conteúdo sexual.

Já a rádio France Inter revelou que “várias mulheres tinham denunciado na auditoria a atitude de Noël Le Graët com elas”, algo que foi confirmado à AFP por uma fonte próxima ao assunto.

Presidente interino

A presidência da FFF será interinamente assumida por Philippe Diallo, de 59 anos, que está há décadas trabalhando no mundo do futebol, embora para o grande público seja um desconhecido.

Diallo dirigiu por quase 30 anos (de 1992 a 2021) a União de Clubes Profissionais de Futebol (UCPF), o sindicato patronal de clubes profissionais, e teve um papel importante nas reformas das normas de transferências de jogadores.

É filho de um boxeador senegalês e entrou na FFF como integrante da lista de Noël Le Graët quando este foi reeleito em março de 2021.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.