Acontece desde às 10:00 desta segunda-feira (2) o velório de Pelé na Vila Belmiro, em Santos. A despedida ao Rei do Futebol terá duração de 24 horas.
Familiares, amigos e ex-companheiros do eterno Camisa 10 da Seleção chegam desde o início da manhã ao estádio do Santos. Filho de Pelé, Edinho passou toda a manhã ao lado do corpo do Rei.
Autoridades de todo o planeta também são esperadas no velório. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Dominguez, já estiveram no local.
Ao conversar com jornalistas na chegada à Vila Belmiro, Infantino falou sobre a importância de Pelé para o futebol e defendeu que o eterno Camisa 10 seja homenageado por todo o mundo.
“Estou aqui com muita emoção e tristeza, mas também com um sorriso, porque Pelé nos deu tanto. Vamos pedir para que as Federações do mundo inteiro dêem nome a um estádio em cada país em homenagem a Pelé, porque creio que as futuras gerações têm de saber e lembrar quem foi Pelé, entender o que ele fez pelo futebol”, afirmou o mandatário da Fifa.
Já o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, defendeu todas as homenagens possíveis para Pelé no futebol mundial.
“Qualquer coisa que a Conmebol faça como homenagem sempre vai ser pouco por tudo que o Rei deu ao futebol sul-americano, brasileiro e mundial”, declarou o mandatário da Confederação Sul-Americana de Futebol.
Leia mais
Infantino participa de velório de Pelé em Santos
Edinho despede-se de Pelé na Vila Belmiro
Viúva de Pelé se emociona ao receber condolências de presidente da Conmebol
Antigos companheiros de Santos, Lima e Clodoaldo falam sobre a convivência com Pelé
Fãs lotam Museu Pelé, em Santos, dias após a morte do Rei do Futebol
Vídeo: Pelé é homenageado no Réveillon de Santos com drones
O velório de Pelé teve início às 10h da manhã desta segunda-feira (2) e vai durar 24 horas. No começo da tarde, a fila de fãs dava volta na Vila Belmiro e ocupava quarteirões em Santos.
O corpo de Pelé chegou a Santos por volta das 3h40 da manhã desta segunda-feira (2), quase duas horas após deixar o hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O comboio que levou o caixão do Rei do Futebol até a Vila Belmiro foi recebido na cidade litorânea com fogos de artifício e fãs, que deixaram suas casas para ver o momento histórico.
Na manhã de terça-feira (3), haverá um cortejo nas ruas de Santos até o sepultamento de Pelé, que será feito em um cemitério vertical próximo à Vila Belmiro.
O velório está aberto ao público e também vai contar com autoridades de todo o planeta. O enterro do Rei do Futebol será reservado aos familiares do craque.